Com a entrega de oitenta certificados, a Prefeitura do Natal encerrou na tarde desta sexta-feira, 20, o Curso “ABC da Informática” promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) beneficiando 649 alunos no período de seis meses. A solenidade foi realizada no Telecentro do Conjunto Panatis, Zona Norte, que contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa e do secretário Alcêdo Borges.
O referido curso teve como principal objetivo, familiarizar o usuário que nunca teve oportunidade de contato com o computador, de forma a incluí-lo no mundo digital, ensinando-o a usar mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres. Além de gratuíto, o curso ofereceu certificados para os participantes ao final de dois meses de aula que foram realizadas nos telecentros localizados em Cidade Nova, Guarapes, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Neópolis, Panatis e na Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte.
“O ABC da Informática é uma forma que nós encontramos para que vocês pudessem sair do analfabetismo tecnológico, permitindo que nesse mundo globalizado, possam falar instantaneamente com uma pessoa que se encontra no Japão, por exemplo. Sejam bem vindos ao mundo moderno, ao mundo globalizado”, disse a prefeita Micarla de Sousa durante a entrega dos certificados a cada um dos contemplados.
Na ocasião, elogiou a iniciativa dos alunos em dedicarem parte do seu tempo ao curso, citando casos como o de Adani de sete anos de idade e Raimundo de 70, bem como Vital (65 anos) e os filhos Evanderson e Everton. “Fico feliz em vê-los com tanta vontade e garra mostrando realmente o que cada um sentiu ao adquirir esse conhecimento. Que bom que vocês se abriram e confiaram na Prefeitura”, ressaltou a gestora.
O secretário Alcêdo Borges adiantou que até dezembro, através das Casas de Ofício da Semtas, a Prefeitura do Natal vai oferecer cursos on-line em várias tipologias. Além disso, os telecentros continuarão oferecendo o curso ABC da Informática, que já conta com reserva de matriculas para 500 pessoas. O responsável pela pasta da Semtas revelou, ainda, que este projeto com telecentros, está concorrendo a um prêmio nacional de inclusão digital em função do material didático e pela implantação do referido curso.
 Os telecentros são espaços públicos providos de 11 computadores conectados à internet Banda Larga, onde são realizadas atividades que abrangem a área de capacitação, por meio das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação). A iniciativa visa à promoção da Inclusão Digital e Social das comunidades, com funcionamento de 45 horas semanais de segunda à sexta-feira.