A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) está fazendo um apelo ao público para que atualize seus cadastros para vagas de emprego e estágio. A iniciativa visa otimizar a comunicação entre empregadores e candidatos, a fim de tornar o processo de busca de emprego e recolocação profissional mais eficaz para o setor de Intermediação de Mão de Obra (IMO) , parceiro municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Devido à crescente dificuldade de localizar as pessoas ao tentar contactar trabalhadores em busca de oportunidades de emprego, a Semtas busca sensibilizar a população para atualizar seus registros no sistema como: número de telefone, endereço, formação acadêmica, dentre outros dados pessoais.

Apesar da divulgação de novas oportunidades de emprego ser frequente no perfil do instagram do Sine Natal (@sinenatal), a necessidade de renovação dos dados pessoais não diminui. Para combater esse desafio e aprimorar a conexão entre empresas contratantes e candidatos, a Semtas atua por meio do IMO fazendo o mapeamento de vagas disponíveis na região, assim como intermediando o processo de inserção ao mundo do trabalho por meio de convênios municipais com o Ministério do Trabalho.

A coordenadora do IMO, Maria Luiza faz o alerta, “de 40 ligações efetuadas em um dia, apenas três atenderam, isso ocorre por diversos fatores externos como perda ou mudança do número de telefone, por exemplo”. Ela ainda reforça, “estamos empenhados em facilitar o encontro entre candidatos talentosos e empresas que precisam de profissionais qualificados. Ao atualizar seu cadastro, você ajuda a fortalecer nossa comunidade e todo o processo no preenchimento das vagas de emprego”, enfatiza.

Para efetuar a atualização do cadastro e se tornar parte do banco de talentos, os interessados devem procurar o Posto Sine mais próximo, de forma presencial. A Semtas oferece o serviço de assistência no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo do Alecrim, localizado na Av. Presidente Bandeira, 765, com atendimento das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.