A noite desta quinta-feira (19) foi de Reunião de Mobilização e Escuta com os moradores do bairro Lagoa Azul, Zona Norte da cidade, com vistas à realização do Participa Natal nos Bairros, que acontece naquela comunidade neste sábado (21), das 8h às 12h30. A reunião foi na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, situada na Rua dos Coroas, s/n, no Conjunto Nova Natal, local que também abrigará o evento no sábado, e contou com a presença de secretários titulares e adjuntos das diversas secretarias da Prefeitura do Natal.

“Esse encontro com a comunidade, que chamamos Mobilização e Escuta, é um momento muito importante da ação, pois abre a oportunidade da população do bairro falar de suas carências e, para nós enquanto gestão, é um momento rico para se identificar essas demandas e urgências e poder aperfeiçoar a atuação da gestão municipal”, afirmou Joanna Guerra, titular da Secretaria de Planejamento (SEMPLA), que coordena o evento junto com a Secretaria Municipal de Governo (SMG).

O Participa Natal nos Bairros se caracteriza por levar, em um único evento, diversos  serviços à população. Os atendimentos são realizados pelas secretarias municipais e instituições e empresas privadas parceiras do projeto. Lagoa Azul é o quarto bairro a receber o Projeto, que já beneficiou os moradores do Pajuçara, Planalto e Rocas com atendimento nas áreas de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Cultura, Trabalho e Renda, Esporte e Lazer, Estética, Saúde e Serviços Urbanos.

Cristiano Barbalho, morador e liderança do conjunto Nova Natal, participou da reunião de Mobilização e Escuta, e comemorou sua comunidade estar recebendo o Participa que, segundo ele, “chega no momento certo”. “Acho muito proveitoso para nossa comunidade e para toda a cidade do Natal, especialmente para o bairro Lagoa azul, ter esse momento de ter sua voz ouvida, sua representatividade, os anseios e as demandas da população sendo debatidas com as secretarias municipais e com todo o sistema da Prefeitura do Natal”, disse.

Morador e exercendo liderança no Loteamento Boa Esperança, João Maria também considerou importante a escuta da comunidade e disse ter boas expectativas com os serviços do Participa Natal. “Vai ser muito bom. Foi falado aqui nessa reunião que vai ter muitas secretarias com seus atendimentos para população. É muito importante isso, tirar uma identidade, passar no médico. É muito importante esse atendimento que o prefeito Álvaro Dias está fazendo nas comunidades”, assinalou ele.
 
O Participa Natal acontece com o apoio das seguintes empresas e instituições: Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, INSS, Instituto Atena, CDL Natal, Drogaria Santa Fé, Projeto Odonto Levando Sorriso, Escola de Enfermagem Menino Jesus, COSERN, CAERN, UNI- RN, UNP, Natal Óticas, ABAPED, Instituto Mix, Exército Brasileiro e Junta Militar. 

A ação envolve 20 secretarias/órgãos municipais: Governo - SMG, Planejamento - SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Educação – SME, Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.

Serviços que serão disponibilizados no Participa Natal do bairro Lagoa Azul: 

Assistência e Desenvolvimento Social - Agendamento para emissão do RG (2ª e 3ª vias), Cadastro Único, orientações jurídicas, orientações sobre transporte e emissão da Carteira Nacional da Pessoa Idosa, conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, orientações, inscrições e atualizações para do Programa Minha Casa Minha Vida (Faixa 1), orientação sobre regularização fundiária, atendimento do Procon Natal, orientação sobre aluguel social, auxílio funeral e kit enxoval, orientação para mulheres, crianças e adolescentes, orientações sobre benefícios e serviços da Previdência Social e Assistência Social, orientação sobre o combate à violência doméstica e serviços da Junta Militar.

Educação e Cultura - Oficinas (jogos, leitura e desenhos), distribuição de livrinhos educativos, orientações sobre programas Tributo à Criança e Passe Livre, matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentações musicais, teatro, arte circense, arte em grafite, oficina de pintura em ecobag, atividades de educação ambiental com exposições da fauna e flora do Parque da Cidade, plantio e distribuição de mudas, presença de coletor de lixo eletrônico e orientações sobre o descarte correto do resíduo.

Esporte e Lazer - Atividades físicas e recreativas, atividades lúdicas diversas, cadastro para a emissão da Carteira da Pessoa com Deficiência, inscrição para escolinha de futebol e espaço kids.

Estética - Corte de cabelo, maquiagem, esmaltação, design de sobrancelhas e serviços de
barbearia.

Saúde - Atendimento médico, exame de mamografia, atendimento odontológico, orientação
de higienização bucal, teste de visão, manutenção de óculos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, avaliação IMC, orientação sobre métodos contraceptivos, distribuição de preservativos masculinos e femininos, acupuntura, massoterapia, laserterapia, serviços de zoonoses (incluindo vacinação) para cães e gatos, promoção da saúde mental, orientações nutricionais, sala de atendimento para pessoa com deficiência e orientações e testes para ISTS.

Serviços Urbanos - Emissão de Cartão de Estacionamento de Idoso e PCD, emissão de Cartão Natalcard, distribuição de brindes sobre educação no trânsito, solicitação de manutenção de iluminação pública, podas de canteiros e áreas verdes, solicitação de manutenção de vias e equipamentos de drenagem, solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, atendimento pela agência móvel da Cosern com troca de lâmpadas ineficientes por LED, atendimento da unidade móvel da CAERN, orientações sobre desastres naturais e ouvidoria sobre saneamento básico.

Trabalho e Renda - Atendimentos da Sala do Empreendedor (formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI e parcelamento da dívida MEI), consulta SPC/SERASA, orientações e emissão da Carteira Municipal do Artesão, orientações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).