O Ambulatório de Transexuais e Travestis e o Centro Municipal de Cidadania LGBT comemoram amanhã (30) três anos de intensas e ininterruptas atividades. Tanto o Ambulatório TT como o Centro LGBT ficam localizados na avenida Nascimento de Castro, 1982, no bairro de Lagoa Nova, com atendimento de segunda a quinta-feira, de 08 às 16h, e na sexta-feira, de 08 ao meio-dia. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ambulatório TT oferece consultas ambulatoriais médicas, atendimento de enfermagem, controle e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, exames laboratoriais, hormonioterapia, encaminhamento para a rede de atenção especializada, vacinação e apoio psicológico.

“O serviço acolhe quem se identifica como pessoa trans para o acompanhamento clínico na hormonização. A equipe do Ambulatório é composta de dois médicos, enfermeira, assistente social, psicóloga, assistente administrativo e uma pessoa para a higienização da casa. A demanda é espontânea. A partir de 18 anos a pessoa pode ligar para o celular 988463997. Aqui não tem fila de espera, porque a gente trabalha com a saúde longitudinal”, esclarece Cléa Patrícia, coordenadora do Ambulatório TT.

O equipamento oferece mensalmente 150 consultas médicas, afora outros serviços. Reunidos, os serviços oferecidos chegam ao número de 300 por mês. “Antes do Ambulatório existir as pessoas compravam hormônios e se automedicavam e, ainda, em muitos casos, dividiam a ampola com uma amiga. Além disso, se consultavam pela internet. Então, depois que o Ambulatório abriu, as pessoas trans deixaram de procurar tratamentos clandestinos. Com isso, houve uma redução de danos significativa. Este serviço é um marco muito grande. O ambulatório nasceu de uma Conferência Municipal de Saúde LGBT, e o prefeito Álvaro Dias se sensibilizou por esse segmento da população e inaugurou o Ambulatório há três anos em plena pandemia de Covid-19. É importante frisar que não houve óbito entre a população atendida na pandemia, porque nós trabalhamos com as medidas sanitárias”, ressalta a gestora. A infraestrutura do Ambulatório é composta de uma sala de recepção, dois consultórios, sala de projeção de filmes e banheiro.

"Pensamos nesse ambulatório com a proposta de oferecer um serviço de atenção básica de forma acolhedora, onde os pacientes recebem assistência de profissionais de saúde especializados, com direito ao uso do nome social e atendimento para casos específicos dessa população", afirma o secretário municipal de Saúde, George Antunes.
A usuária Paula rasga elogios ao Ambulatório TT. Ela começou a se consultar em 2020. No equipamento, tem acompanhamento de um endocrinologista, de um nutrólogo e de uma psicóloga. “Eu freqüento tanto o Ambulatório como o Centro. O atendimento é excelente. Antes do Ambulatório existir, eu não me consultava. Hoje em dia eu me sinto mais segura”, garante .

Centro LGBT

Assim como o Ambulatório TT, o Centro Municipal de Cidadania LGBT comemora três anos de existência. O objetivo do Centro é levar cidadania para a população LGBT no âmbito do município de Natal. “Avançamos enquanto Prefeitura e avançamos enquanto equipamento. E o centro nasceu dos movimentos sociais e das Conferências Municipais e Estaduais de Cidadania LGBT, concretizado pela gestão do prefeito Álvaro Dias. Avançamos mesmo desde o aluguel social para os LGBT’s, que estão em situação de violência, até o programa TransCidadania, implantado neste governo, em parceria com o Ministério Público do Trabalho. Nós trabalhamos permanentemente com 30 bolsistas que ganham uma bolsa mensal de R$ 800,00 para estudar, uma coordenadora trans do programa e uma assessora jurídica”, ilustra o coordenador do Centro, Sérgio Cabral.

De acordo com o gestor, Natal é uma das capitais que tem os três equipamentos direcionados à população LGBT do município, que inclui, ainda, o Conselho Municipal LGBT. “Nós estamos localizados em um local privilegiado da cidade e de fácil acesso. Foi essa a recomendação do prefeito. Nós somos um órgão articulador e trabalhamos em rede com várias secretarias do poder público municipal e estadual. Acolhemos o usuário desde a violência que ele sofre até a cessão de cestas básicas para quem está em vulnerabilidade social, além do aluguel social e também na orientação da retificação do nome social, que é a nossa maior demanda. Nós orientamos a população LGBT a adotar todos os passos para fazer a retificação do nome. Em suma, oferecemos condições para a pessoa exercer a sua cidadania”, assinala o coordenador. A pessoa LGBT pode entrar em contato com o Centro de Cidadania pelo telefone 3232.8075 para informações sobre os serviços do equipamento.

O Centro de Cidadania LGBT é gerido pelas secretarias municipais do Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), da Saúde (SMS) e Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh)