A Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, localizada no bairro Pitimbu, celebrou no último sábado (16), uma solenidade de formatura para festejar a conclusão do projeto "Educação de Trânsito na Escola" em parceria com o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE/PMRN). O evento contou com a presença de coordenadores, professores, auxiliares, funcionários, comunidade escolar, pais e responsáveis, reunindo um total de 297 estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais.

O projeto tem como objetivo levar lições de trânsito para escolas em todo o Rio Grande do Norte. Mais do que ensinar regras, ele visa contribuir para a formação cidadã das crianças e torná-las agentes multiplicadores de práticas seguras no trânsito.

O projeto, conhecido como PROJETE, foi idealizado e criado pelo tenente-coronel Francisco Borges da Silva Neto em 2011, na cidade de Caicó (RN). Desde então, mais de 34.502 crianças já foram beneficiadas por suas atividades educativas. O programa inclui aulas teóricas, vídeos educativos e aulas práticas nas vias públicas para que as crianças possam observar o trânsito em ação.

Durante a solenidade de formatura, o Subcomandante de PRE, tenente-coronel Francisco Borges da Silva Neto, destacou a importância do projeto ao afirmar que os policiais militares estão desempenhando um papel fundamental na construção da cidadania e na preservação de vidas. “As crianças são agentes multiplicadores desses conhecimentos e que passarão as lições aprendidas para os colegas e pais", enfatizou.

A diretora administrativa da escola, Mintza Idesis Jácome Bezerra, sublinhou a relevância do projeto, destacando que no trânsito estão em jogo vidas humanas, sejam pedestres, ciclistas, motoristas ou passageiros de veículos. “A educação para o trânsito é essencial não apenas para a segurança, mas também para o desenvolvimento de bons cidadãos que compreendam as leis, direitos e deveres na sociedade", ressaltou.

Estudantes que participaram do projeto também compartilharam  experiências. Davi Nobre de Almeida, do 5º ano, de 11 anos, mencionou que aprendeu procedimentos essenciais, como atravessar a rua com segurança e o uso correto do cinto de segurança. Da mesma série e idade, a estudante Ana Beatriz da Silva Vital, contou que conheceu as regras de trânsito e a sinalização.

A solenidade de formatura contou com a entrega de certificados de participação. A assessora pedagógica Marilene Melchuna representou a Secretaria Municipal de Educação no evento.