Por iniciativa da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira, 16 de agosto, pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC) o tombamento do Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo Municipal e o do Colégio Atheneu Norte-rio-grandense. A previsão é que até o final deste mês, o Conselho encaminhe o processo à Prefeitura para que seja publicado no Diário Oficial do Município.

O setor de Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Paisagístico (SPHAP) da secretaria, que esteve à frente de todo o processo realizou um inventário dos prédios relatando a relevância desses edifícios na história da cidade, bem como a importância da preservação de sua arquitetura para manter assim sua forma original. Segundo o arquiteto da Semurb, João Galvão, antes da lei de tombamento a defesa do patrimônio não tinha uma legislação específica.

“Depois do deferimento da legislação que rege o tombamento de patrimônio do município, a secretaria desenvolveu vários estudos para a realização desse trabalho. Atualmente existe apenas um patrimônio municipal tombado que é o Morro do Careca, em Ponta Negra”, explica o arquiteto do SPHAP.

Segundo Galvão,“Natal agora vai contar com mais dois exemplares que são marcos da arquitetura do Estado e são pioneiros no quesito edificações, além da importância histórica do colégio Atheneu, por exemplo, foi o local por onde passaram grandes mestres como o escritor e historiador Câmara Cascudo”, acrescenta ele. A Semurb aguarda agora a publicação para que os prédios façam parte definitivamente do patrimônio histórico de Natal.