A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) intensificou suas ações de fiscalização do fim de semana nas zonas Oeste e Norte da cidade, nos dias 2 e 3 de setembro. O objetivo da operação foi combater descasos ambientais em terrenos e imóveis abandonados, despejo irregular de água servida na rua e poluição sonora decorrente de eventos e bares.

Durante o fim de semana, as equipes de fiscalização realizaram uma série de inspeções em terrenos e imóveis suspeitos de violar as regulamentações ambientais. Foram identificadas diversas infrações, incluindo o descarte inadequado de água servida, bem como o funcionamento irregular de eventos e estabelecimentos com poluição sonora .

“Como resultado da operação, um bar foi autuado e teve música ao vivo interditada no Potengi, na zona Norte. E um evento sem autorização foi interditado no Bom Pastor, na zona Oeste”, relata o fiscal ambiental da Semurb, Ivan Rui, que esteve em uma das equipes na operação do fim de semana.

Na ação foram quatro bares vistoriados para verificação do cumprimento das condicionantes de funcionamento, nos bairros do Potengi, Nossa Senhora da Apresentação e no Parque dos Coqueiros, sendo que um dos bares já não estava mais em atividade e os demais cumpriam todas as normas.

Ainda segundo Rui, quanto aos eventos, foram três vistoriados, todos no bairro do Bom Pastor, zona Oeste. “Fomos ao local a partir de solicitação via Ciosp pelo 190. Prestamos apoio técnico para vistoriar se os eventos eram licenciados. Dois estavam com autorização para acontecer e um foi interditado”, acrescenta o fiscal da Semurb.

Além disso, ainda na zona Norte, no bairro do Pajuçara, foram identificados e autuados 24 de casos de despejo irregular de água servida na rua que trazem implicações de danos ao pavimento asfáltico da Av. Moema Tinoco e também da João Medeiros Filho, rodovias estaduais

“A ação ocorreu a fim de verificar o cumprimento aos termos das notificações emitidas pela fiscalização ambiental, quando da primeira vistoria no bairro, realizada em dezembro do ano passado. Tanto de lançamento de efluentes, com água empossada junto à sarjeta e a promoção de danos ao pavimento asfáltico das rodovias estaduais. Verificamos que os tampões haviam sido removidos, por isso, agora os responsáveis serão autuados com a aplicação de multa de R$2.553,21”, conta o supervisor de fiscalização no plantão, Gustavo Szilagyi.

Por fim, um imóvel em descaso ambiental foi vistoriado na rua Estevam Pascoal, na Vila de Ponta Negra, e uma denúncia de água servida para a Av. Jerônimo Câmara não confirmada em Lagoa Nova, na zona Sul.

Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou ainda por e-mail, pelo ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. O cidadão também poderá recorrer ao CIOSP, através do 190, à noite e também nos fins de semana e feriados.