A conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, é tema da campanha Setembro Dourado no município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, em cumprimento à Lei Municipal Nº 6540 de 13 de julho de 2015, desenvolve durante todo o mês, ações com a intenção de alertar para os riscos da doença e incentivar pais e responsáveis a procurarem os serviços de saúde.

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais no organismo. Suas causas são desconhecidas, entretanto, em alguns casos a susceptibilidade genéticas ou hereditárias têm papel importante.

A doença representa aproximadamente 3% de todos os casos diagnosticados em crianças e adolescentes de até 19 anos no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por serem predominantemente de natureza embrionária, esses tumores são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos disponíveis.

“A campanha serve como um alerta para que pais ou responsáveis observem seus filhos e procurem uma unidade de saúde próxima de sua residência caso notem algo de incomum. É importante ficar atento, pois se essa criança ou adolescente for diagnosticada com algum tipo de câncer, já se direciona para iniciar o tratamento em tempo adequado, aumentando as chances de cura”, comenta Isabel Lima, chefe do Núcleo de Saúde da Criança na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal.

Sinais e sintomas

Alguns sintomas podem denunciar a presença de algum tipo de câncer, por isso é importante ficar atento a sinais como palidez ou fadiga persistente e inexplicáveis; hematomas ou sangramento; dor óssea, nas articulações e nas costas; caroços ou inchaços, principalmente aqueles indolores e sem febre; perda de peso inexplicada, tosse persistente; sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo ou manchas brancas; inchaço abdominal ou aumento de volume em qualquer região do corpo; dores de cabeça persistentes ou progressiva; vômitos pela manhã com piora ao longo do dia; dor em membros e inchaço sem traumas.

Confira a programação do Setembro Dourado em Natal

4 de setembro

Abertura: Sensibilização sobre Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil “Setembro Dourado 2023”. Horário: 9h. Local: UBS Mirassol - Rua das Violetas, 676 - Capim Macio. Público-alvo: Usuários e Profissionais de Saúde.

6 de setembro

Sensibilização sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. Horário: 9h. Local: Sala de Espera na USF Guarapes - Rua da Lagoa Seca, S/N – Guarapes (vizinho ao Terminal de Ônibus 59). Público-alvo: Usuários e Profissionais de Saúde.

12 de setembro

Sensibilização sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. Horário: 9h. Local: Sala de Espera na USF Vale Dourado –  Rua Irmã Vitória, 706 - Nossa Sra. da Apresentação. Público-alvo: Usuários e Profissionais de Saúde.

13 de setembro

Palestra sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. Horário: 8h às 12h. Local: Auditório da UNIFACEX – Avenida Mal. Deodoro da Fonseca, 540, Cidade Alta. Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde (SMS) e do Programa Criança Feliz (SEMTAS).

19 de setembro

Sensibilização sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.  Horário: 9h. Local: Sala de Espera na UBS São João – Avenida Romualdo Galvão, 891 - Tirol. Público-alvo: Usuários e Profissionais de Saúde

20 de setembro

Audiência Pública: Frente Parlamentar Estadual da Criança do Adolescente. Horário: 14h. Local: Assembleia Legislativa – Praça Sete de Setembro - Cidade Alta.

26 de setembro

Sensibilização sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. Horário: 9h. Local: Sala de Espera na USF Nordelândia e Programa Criança Feliz (SEMTAS) – Rua José França da Silva - Lagoa Azul. Público-alvo: Usuários, profissionais da Saúde e da Assistência Social.

27 de setembro

Capacitação sobre “Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”. Horário: 8h às 12h. Local: Auditório da Casa Durval Paiva  - Rua Prof. Clementino Câmara, 234 - Barro Vermelho. Público-alvo: Médicos e Enfermeiros – SMS – Natal.

28 de setembro

Audiência Pública: Frente Parlamentar Municipal da Criança e Adolescente. Horário: 9h. Local: Câmara Municipal de Natal  -  Rua Jundiaí, 546 - Tirol. Público-alvo: Aberto.