Com o objetivo de agilizar o atendimento aos usuários do Cadastro Único, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) formou 23 novos entrevistadores que vão atuar no preenchimento de formulários do CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal.

A capacitação serviu para alinhar os conhecimentos técnicos dos profissionais com as atualizações existentes nos programas sociais e seus respectivos sistemas. A entrega de certificados foi realizada nesta segunda-feira (28).

Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, o curso foi uma excelente oportunidade para os profissionais. “É uma capacitação muito importante. São esses profissionais que estão recebendo a população e informando, exigem muita atenção e responsabilidade, e o curso garantirá um serviço de excelência para os usuários, pois cada família que entra no cadastro precisa ser entrevistada e nesse momento é exatamente isso que eles estão aprendendo: os conceitos, as regras, a abordagem de como entrevistar essa família e todos os tipos de formulários que as famílias precisam responder", explicou.

A chefe de setor do Cadastro Único,  Andreia Melo, comemorou esse importante passo para a ampliação do atendimento do Cadastro Único. “Finalizamos mais uma turma de capacitação para entrevistadores sociais com a sensação de dever cumprido mais uma vez. A gestão do Prefeito Álvaro Dias continua empenhada em prestar um serviço de excelência à população de Natal.”, concluiu.

A entrevistadora Jane Oliveira, acrescentou que a capacitação é muito importante, além de também identificar as dificuldades dos participantes referentes às demandas e prioridades dos usuários para se obter o cadastramento com sucesso e rapidez. “É de extrema importância, pois a gente leva aprendizado. Os gestores foram pilares, nesses ensinamentos. Chegaremos lá totalmente preparados para realizar uma entrevista com os usuários, pois ela não é só a parte do questionário, aprendemos como tratar o outro de forma humanizada”, afirmou.

A capacitação foi dividida em duas turmas, manhã e tarde, teve carga horária de 60 horas para cada turma. O curso contou com encontros presenciais de aulas teóricas e práticas, divididas em três semanas, ministradas por servidores veteranos da Semtas.

CadUúnico
O Cadastro Único tem como objetivo retratar a situação socioeconômica da população de todos os municípios brasileiros. É uma ferramenta do Governo Federal para identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social e inclusão destas famílias nos programas de transferência de renda.