Nesta sexta-feira (25), é comemorado o Dia do Feirante e a Prefeitura do Natal, junto à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), reconhece a importância desses profissionais para a cultura e economia local, promovendo um comércio sustentável. Natal conta com 21 feiras livres, em que atuam cerca de 1.770 feirantes em todas as zonas da cidade.

Espaços históricos e tradicionais de comércio, as feiras livres possuem vendedores de diversos segmentos, ofertando uma variedade de produtos, artesanatos e alimentos regionais típicos. Além de fornecer estrutura, regular e fiscalizar, a Semsur também atua em colaboração com outras secretarias para impedir o trabalho infantil nas feiras potiguares.

Em relação à infraestrutura, a Semsur atua na organização dos espaços, com a disponibilização de tendas e banheiros públicos. Essas medidas visam proporcionar melhores condições de trabalho aos feirantes e garantir um ambiente agradável e seguro para os consumidores.

"Os feirantes desempenham um papel fundamental na economia natalense. Reconhecemos seus esforços e dedicação, e queremos fortalecer ainda mais esse setor, valorizando esses trabalhadores e suas contribuições para a nossa comunidade", destaca o secretário municipal de serviços urbanos, Irapoã Nóbrega.

Prestigiar as feiras locais e valorizar o trabalho desses profissionais é uma forma de fomentar a economia local, valorizar os produtos regionais e promover práticas de consumo sustentáveis. O dia do feirante é uma oportunidade de reconhecer e valorizar a importância desses profissionais para a cidade. Ao valorizar, capacitar e oferecer infraestrutura, a Secretaria reforça seu compromisso em apoiar e fortalecer o comércio local, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e o bem-estar da comunidade.

Dias e horários

A cidade do Natal tem feiras livres em todas as regiões, sempre das 05h às 13h. Confira os locais das feiras de acordo com dias semana:

Segunda-feira: Rocas;

Terça-feira: Felipe Camarão e Igapó;

Quarta-feira: Aliança e Carrasco;

Quinta-feira: Cidade Praia, Panorama e Planalto;

Sexta-feira: Parque dos Coqueiros;

Sábado: Alecrim, Santa Catarina (Soledade) e Pajuçara;

Domingo: Cidade da Esperança, Felipe Camarão, Gramoré, Lagoa Seca, Mãe Luíza, Nova Natal, Nova República, Pirangi e Quintas.