A fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com o Comando de Policiamento Ambiental (Cipam) realizou durante toda a manhã de domingo (15/08), uma operação de combate a poluição sonora na orla marítima de Natal. A equipe percorreu toda a faixa litorânea monitorando os níveis de poluição, e orientando a população quanto aos níveis permitidos por lei.

Os casos de poluição sonora nas praias de Natal são comuns durante os finais de semana, principalmente na praia do Meio e da Redinha. Os abusos com excesso de som ocorrem geralmente a partir de veículos estacionados em determinados locais e com o porta-malas aberto e equipado com potentes aparelhos de som, os chamados “paredões”.

Segundo o fiscal da Semurb, Paulo Alexandre, a secretaria é responsável por fiscalizar apenas os estabelecimentos comerciais, como bares, barracas e restaurantes, por isso o trabalho hoje ocorreu junto a Cipam, responsável pela autuação nos demais casos. “É importante a realização de uma operação como esta, pois monitoramos todos as possíveis infrações do gênero”, explicou.

De acordo com o soldado Aguiar, do grupamento de policia ambiental, o trabalho do Cipam sempre ocorre de forma educativa. “Nós não estamos aqui para impedir a diversão de ninguém, mas para orientar que o uso do som esteja dentro dos níveis permitidos por lei, que não prejudique a saúde, e sem incomodar aos demais que também querem sua diversão”, afirmou.

Ainda segundo Alexandre, “as Normas Brasileiras de Regulamentação (NBR) e as resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) definem que os níveis de som permitidos por lei são de 55 decibéis das 6h às18h e de 50 decibéis das 18h às 6h”, explica o fiscal da Semurb.

Para denunciar os casos de poluição sonora a população pode ligar para a Ouvidoria Geral da Prefeitura pelo número 156, ou denunciar diretamente para a Polícia Militar pelo 190.