O Planalto, na zona Oeste da cidade, é o próximo bairro a ser beneficiado com as ações do Participa Natal nos Bairros, projeto da Prefeitura de Natal que, em um único dia, promove a oferta de diversos serviços em uma comunidade escolhida, em parceria com instituições e empresas privadas. A ação no Planalto será no sábado (19), das 8h às 12h30, tendo como base a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, que fica na Rua Mira Mangue, 1187.

Esta será a segunda edição do Participa Natal, depois da sua descontinuidade motivada pela pandemia da Covid 19. A retomada aconteceu em primeiro de julho passado em Pajuçara, bairro da zona Norte de Natal, com bastante sucesso e com superação em número de atendimentos, quando foram registrados mais de 5.300 procedimentos nas diversas áreas oferecidas pela ação.

Criado em 2019, o “Participa Natal nos Bairros” acontece sempre aos sábados, ocupando as dependências de uma escola da rede municipal pré-definida pela gestão. Nesse espaço e no seu entorno, são oferecidos, gratuitamente, atendimento e serviços nas áreas de saúde, educação, lazer, estética, jurídica, assistencial, entre outras, pelas secretarias municipais e pelas empresas e instituições não governamentais parceiras.

Como em todas as edições que aconteceram anteriormente, o Participa Natal no bairro Planalto contará com a participação do prefeito Álvaro Dias. Para ele, o projeto é de “grande relevância por promover um elevado número de benefícios à população fora da rotina de funcionamento da Prefeitura, bem como por juntar muitos parceiros sintonizados no atendimento das demandas do natalense.”

O bairro Planalto é um dos mais jovens da cidade e detém uma população em torno de 32 mil habitantes. Responsável pela secretaria que coordena a ação, a secretária de Planejamento, Joanna Guerra, acredita que a “ação no bairro será bastante positiva e muitas demandas serão atendidas, dentro do objetivo da gestão de ampliar o atendimento à população”.

Em momento que antecede a Ação do próximo sábado, a Prefeitura do Natal, representada por secretários titulares e adjuntos das diversas secretarias envolvidas estarão presentes em Reunião de Mobilização e Escuta, a ocorrer nesta terça-feira (15), às 19h30, também nas dependências da Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra. A reunião é aberta a toda população do Planalto e conjuntos adjacentes, com o objetivo de ouvir sobre demandas em diversas áreas, bem como contribuições para o aperfeiçoamento da atuação da gestão municipal.

A edição Participa Natal do bairro Planalto terá como parceiros e apoiadores: CAERN, CEASA, CDL Natal, COSERN, Drogaria Santa Fé, Escola Menino Jesus, Faculdade Estácio Natal, Exército, Fribom Picolés e Sorvetes, Instituto Atenas, Instituto Mix, Junta Militar, OAB-RN, Óticas Diniz, Projeto Odonto Levando Sorriso, SEBRAE-RN, Fecomercio-RN (SENAC e SESC), UNI-RN e UNP.

Secretarias municipais envolvidas com a atividade: Governo - SMG, Planejamento- SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde - SMS, Centro de Zoonoses, Educação – SME, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEMIDH, Cultura - SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais - SEGEPE, Projeto Planta Natal e Guarda Municipal.