A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, através do Departamento de Equidade Social (DES), vem desenvolvendo ações em prol da população travesti de Natal. Dentre as ações, estão o projeto de qualificação profissional e o Projeto TRANSpondo Barreiras, este último desenvolvido em parceria com a ONG Associação de Travestis Reencontrando a Vida - ATREVIDA RN e com a Associação Sergipana de Transgêneros - ASTRA/SE. “O objetivo destas políticas públicas é o de reparar os direitos violados e possibilitar que todas as pessoas tenham tratamento igualitário”, afirma Rebeka Glitter, articuladora do Movimento LGBTT da Semtas.

O “Projeto TRANSpondo Barreiras” está focado no fortalecimento e ampliação de atividades de prevenção das DST/HIV para travestis e transexuais. O objetivo é ampliar a cobertura em ações de promoção à saúde e direitos humanos e de prevenção das DST/HIV voltadas para travestis e transexuais, incluindo aquelas que vivem com HIV/Aids.

Já foram realizadas três reuniões do TRANSpondo Barreiras.“Discutimos sobre a importância dos preservativos e apresentamos os programas sociais da Semtas de inclusão social e de qualificação profissional”, afirma Rebeka Glitter. A próxima reunião será no Bairro das Quintas, local escolhido pelo representativo número de travestis.

“O Projeto TRANSpondo Barreiras está trazendo grandes mudanças para os travestis e transexuais porque promove discussões em grupos e dinâmicas em que são abordados temas sobre segurança pública, saúde, futuro, educação, silicone, família e drogas”, afirma a articuladora do Movimento LGBTT da Departamento de Equidade Social da Semtas.

O Movimento LGBTT da Semta está organizando ainda cursos de qualificação profissional para dar profissão e dignidade aos travestis. “Já articulamos com o Departamento de Qualificação Profissional – DQP o encaminhamento de 20 travestis para cursos de inglês e espanhol, com material didático incluído e instrutor capacitado”, afirma Rebeka Glitter.