O total de 54 mudas foram plantadas na Rua Rio Suassuí, numa área verde vizinha ao CMEI Professora Antônia Fernanda Jales, no Conjunto Cidade Satélite, no bairro do Pitimbu. A ação, que contou com a participação de 40 crianças da escola, com faixa etária de dois a cinco anos, foi uma parceria da Prefeitura do Natal e Rotary Club.

O plantio ocorreu no sábado (12), com apoio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e do Planta Natal. As espécies plantadas no local foram Craibeira, Jambeiro, Flamboyant, Oiti e Ipê pelas crianças como a ajuda da equipe técnica e jardineiros do Planta Natal.

Assim como o projeto da Prefeitura, que pretende arborizar Natal com 20 mil espécies vegetais nativas no município, até o fim da gestão Álvaro Dias, o Rotary Club tem seu projeto de plantar um milhão de árvores no mundo. E nesta ação fez a doação do adubo para as mudas e também de outras 40 espécies arbóreas, que serão entregues ao horto municipal para o plantio posterior em outras áreas da cidade

“Esse projeto é muito importante, pois ele é um ato de amor a vida. Promove conscientização para as crianças da importância de se ter ambientes arborizados. Notei muita felicidade nos pequenos em participar. E espero que outros projetos possam acontecer na cidade com o mesmo intuito“, relata a coordenadora pedagógica do CMEI, Cléa Alves da Silva Leite.

Jaíza, mãe de uma das crianças presentes no plantio reforçou que ações como essa são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, “para que eles tenham consciência que a natureza faz parte da vida deles. Assim, eles entendem que vamos ter mais árvores e o futuro vai estar garantido com ar de qualidade na nossa cidade e a beleza que a arborização promove”, diz.

O Conselho de Curadores da Fundação Rotária e o Conselho Diretor do Rotary Internacional anunciaram uma adição significativa: uma nova área de enfoque denominada "Apoio ao Meio Ambiente". No decorrer deste ano rotário, o Rotary Internacional lançou o programa "Preserve o Planeta Terra". Essa expansão representa uma oportunidade para fortalecer a consciência ambiental, ecológica e socioambiental, ao mesmo tempo em que se empenha em garantir a sustentabilidade.