Na tarde desta terça-feira (08), o prefeito municipal de Natal, Álvaro Dias, participou de sessão solene que celebrou os 32 anos da Guarda Municipal de Natal promovida pela Assembleia Legislativa do Estado. A propositura foi do deputado estadual Adjuto Dias, cuja iniciativa tem o objetivo de enaltecer o trabalho dos servidores e das servidoras que integram a GMN.

“Quero aqui reiterar as minhas felicitações pela guarda municipal chegar aos seus 32 anos como uma instituição respeitada, admirada e muito qualificada. Sempre fiel, acima de tudo, aos seus propósitos de trabalhar em favor da segurança da população. Parabenizo e encerro reconhecendo o valor imensurável e inestimável dessa instituição para o povo e para a cidade do Natal”, disse o prefeito Álvaro Dias, que na ocasião foi homenageado com uma placa comemorativa como um dos colaboradores da história do avanço da instituição.

O deputado Adjuto Dias destacou o trabalho realizado pelos guardas municipais de Natal durante a pandemia e a atuação da categoria. “Este é um reconhecimento à guarda municipal que durante todo esse tempo tem feito um trabalho de forma tão séria, firme e coerente no município. Faço questão de citar a atuação deles no período de pandemia, no período dos ataques, na atuação da Patrulha Maria da Penha que é uma referência não só aqui no estado, mas em outras capitais do Brasil. De forma silenciosa, esses homens e mulheres, há anos, vão além das suas obrigações e colaboram com a segurança e com bons indicadores na capital”, disse o deputado.

Para o comandante da Guarda Municipal, Rozivam Valle da Costa, esta é uma justa homenagem à categoria por tantos anos prestados à sociedade natalense. “É gratificante ter esse reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade. Vale ressaltar a presença das guardas femininas na nossa instituição que tanto nos orgulha e destacar o prestígio que o prefeito Álvaro Dias sempre dedicou à guarda municipal. Graças a ele, depois de 32 anos de luta, nossa categoria conquistou o Plano de Cargos e Salários tão sonhado”, ressaltou.

Na ocasião, também foram homenageados, in memorian, os dois agentes mortos em Natal, Domício Soares Filgueira e Carlos Antônio Pereira de Melo. “È emocionante e gratificante pra nós familiares esse reconhecimento porque nós sabemos que eles fizeram a diferença na Guarda Municipal de Natal e hoje estão sendo prestigiados pela Assembleia e pelo nosso prefeito que tanto valoriza essa corporação de Natal”, revela Simone de Souza Farias Melo, esposa do guarda municipal Carlos Antônio Pereira de Melo.

A Guarda Municipal da capital foi criada em 1991 e integra hoje a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). Trata-se de uma instituição de caráter civil, composta por servidores aprovados em concurso público, com a finalidade de realizar a proteção dos bens, serviços e instalações do município. “Com certeza esse é um reconhecimento de um trabalho realizado há 32 anos no município de Natal. Uma força de segurança que está no combate à violência diariamente. A Guarda  Municipal faz parte do Centro Integrado de Operações, o CIOSP, então é importante esse reconhecimento pelo trabalho que a instituição desempenha em favor da segurança da população de Natal", disse a delegada Sheila Freitas, secretaria da Semdes.