“O Agosto Lilás é uma forma de conscientizar e esclarecer a toda sociedade sobre as diferentes formas de violência contra a mulher. A campanha terá ações durante todo o mês e também estimulará as denúncias de violação de direitos. A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), deu início hoje à campanha. A sociedade não pode aceitar e não reagir a agressões, abusos e mortes de mulheres. A consciência coletiva é fundamental para combater essa mazela e a nossa gestão vai intensificar cada vez mais as políticas públicas e iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger as mulheres de Natal”, assinalou o prefeito Álvaro Dias na abertura do Agosto Lilás, ocorrida na manhã desta terça-feira (8), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura.

No entendimento do gestor, a mulher tem sido vítima de violência ao longo do tempo, não só na sociedade natalense, como na norte-rio-grandense, brasileira e mundial. Por isso, segundo o prefeito, a campanha se estenderá por todo o mês de agosto com foco no combate e na conscientização da população, por intermédio das mídias, integrando os poderes públicos contra a discriminação e a violência contra o gênero feminino. O chefe do executivo municipal citou o Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser e a Casa Abrigo Clara Camarão, como referências no acolhimento às mulheres vítimas de violência na capital: “É muito importante, fundamental e necessário o engajamento dos poderes públicos e das instituições, que, somadas, apresentarão um avanço muito grande nessa campanha contra a violência que as mulheres têm enfrentado”.

A campanha Agosto Lilás contará com oficinas, Pit Stop, Semul Itinerante e atendimentos às mulheres acolhidas pelo Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), além disso os principais prédios públicos da capital serão iluminados com a cor lilás dando maior visibilidade à causa. No dia 25, ocorrerá o 2º Fórum Municipal da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência, no período de 8h às 17h.

Em Natal, o aumento nos casos de violência doméstica contra as mulheres foi de 13,47%, neste primeiro semestre de 2023, em comparação com 2022.  De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Maria José de Medeiros, a gestão do prefeito Álvaro Dias, tem como missão, o compromisso com a promoção dos direitos das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de violação dos seus direitos. “Somos ponte e o trabalho em rede reforça a luta em prol da mulher. Crescem todos os indicadores de violência doméstica. E precisamos unir forças e vozes, tendo sempre em mente que somos muitas e estamos juntas. A Semul convida todos e todas a abraçarem a causa e juntarem-se a nós nessa luta”, ressalta a titular da Semul, que anunciou a criação de um centro de acolhimento e qualificação profissional de mulheres vítimas de violência, na zona Norte.

A solenidade teve início com a intervenção da atriz Célia Melo (Bombom), que apresentou a performance “A carne”,  de sua autoria. Participaram ainda do evento vereadores, secretários municipais, servidores da Prefeitura, ativistas e a vereadora Nina Souza representou a Câmara Municipal do Natal.

Agenda Lilás

Confira a programação da Agenda Lilás com ações abertas ao público que serão promovidas pela Prefeitura do Natal, por meio da Semul, ao longo de todo o mês de agosto:
01/08 – Pit Stop, no Via Direta, às 10h.
08/08 – Solenidade Agosto Lilás, no Salão Nobre, às 10h.
09/08 – Tardezinha Lilás (evento para mulheres atendidas pelo CREN).
10/08 – Café com mulheres (evento exclusivo para mulheres da CACC).
15 a 17/08 – SEMUL Itinerante Guarapes, às 14h.
19/08 – Oficina de pintura em ecobags no Participa Natal, às 8h.
23 e 24/08 – SEMUL Itinerante Parque dos Coqueiros, às 14h.
25/08 - 2º Fórum Municipal da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência, das 08h às 17h.
Mais informações também podem ser obtidas pelos Telefones: 3232-1045 (Semul); 3232-4875 (CREN) ou pelo Acolhe Mulher: 0800 281 8000 (ligação gratuita).