A Prefeitura de Natal avança nas obras de requalificação viária da rua João Pessoa, na Cidade Alta, tradicional centro comercial da capital potiguar. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) já concluiu a primeira etapa do projeto, entre a avenida Rio Branco e rua Princesa Isabel, com a escavação das valas para implantação da tubulação que substituirá a fiação aérea por subterrânea. O trecho receberá nos próximos dias o cabeamento elétrico e de telecomunicação. Os serviços irão se repetir nos demais trechos da via.

A segunda etapa do projeto, que levará os dutos da rua Princesa Isabel até a rua Floriano Peixoto, está com obras avançadas. A previsão da Semsur é de que, nos próximos dias, dê início à terceira etapa, implantado a tubulação subterrânea entre a rua Felipe Camarão e a avenida Deodoro da Fonseca.

A obra de requalificação da João Pessoa faz parte do projeto de revitalização do centro comercial da Cidade Alta, um investimento da Prefeitura do Natal  que tem o objetivo de atrair a população para um recomeço da Cidade Alta como centro comercial, principalmente após a pandemia. A iniciativa do poder público municipal vai trazer a clientela de volta e revigorar o comércio, estimulando novos investimentos da iniciativa privada no centro de Natal.

Além do cabeamento subterrâneo, que proporciona mais segurança e comodidade aos pedestres e comércio, a obra vai trazer conceitos modernos de convivência, mobilidade e acessibilidade. A rua será arborizada e terá nivelamento entre a via e a calçada. O projeto prevê a instalação de caramanchões - cobertura arvorada, que serve como ponto de descanso e contemplação.

A nova João Pessoa terá ainda ampla área destinada à circulação de pessoas e espaço lúdico para crianças e haverá um palco para apresentações culturais.