A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), está revitalizando com material de compostagem os canteiros centrais de importantes avenidas de todas as regiões da capital potiguar. O trabalho de recomposição de solo está sendo executado inicialmente nas avenidas que receberam intervenção no meio-fio. Estão sendo contempladas, no momento, as avenidas Hermes de Fonseca e Alexandrino de Alencar. As duas avenidas estão recebendo cerca de 700 toneladas do composto.

O trabalho continuará por grandes avenidas das demais regiões, seguindo um cronograma que inclui recomposição de meio-fio, revitalização do solo e implantação de paisagismo. As próximas vias a serem beneficiadas serão a rua Potengi, avenidas Nilo Peçanha, Rodrigues Alves, Afonso Pena e São Miguel dos Caribes.

De acordo com a diretora de Paisagismo da Semsur, Renata Larissa, a compostagem é importante para a descompactação e recomposição dos solos desgastados por erosões provocadas por chuvas e ventos que se encontram sem cobertura vegetal e pobres em nutrientes.

Desde 2018, a Semsur trabalha com o reaproveitamento das podas. Há dois anos, a Secretaria vem desenvolvendo a recomposição de solo em canteiros e praças revitalizadas. A compostagem faz parte do novo modelo de manejo arbóreo sustentável que classifica Natal como capital que valoriza o meio ambiente, tendo em vista que diminui a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

Após o corte, todos os galhos com até 30 cm de diâmetro são triturados e levados para o pátio de compostagem da Estação de Transbordo de Cidade Nova. O material é organizado em leiras, recebe irrigação e passa por controle de temperatura, devido às etapas de decomposição e fermentação a que é submetido.

O composto é utilizado tanto como adubo, na produção de mudas do Horto Municipal, quanto na recomposição do solo. Esse tipo de ação ainda gera economia aos cofres do município, uma vez que se evita a compra de adubos para o paisagismo da cidade.