Ampliação da oferta de linhas do sistema de transporte público e mais conforto e segurança para usuários. Estas são as metas de um pacote de medidas anunciadas nesta quarta-feira (26) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Dentre as ações, está a incorporação de 100 veículos à frota, sendo 50 novos ônibus (zero quilometro) e outros 50 seminovos. Além disso, seis linhas de ônibus que haviam sido devolvidas pelas empresas, por conta da diminuição de passageiros causada pela pandemia de Covid-19, voltarão a operar. O que fará com que todo o território da cidade seja atendido pelo sistema público de transporte.

Com as melhorias promovidas no sistema, o Município se comprometeu a isentar o setor do Imposto Sobre Serviços (ISS) até dezembro de 2024, projeto que já está em tramitação na Câmara Municipal do Natal. Além disso, a diferença entre a tarifa pública – paga pela população – e a tarifa técnica, calculada pela administração, será abatida das dívidas e créditos judiciais das empresas com o Município.

Todas essas iniciativas que foram acordadas entre a Prefeitura de Natal, Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) e Defensoria Pública do Estado (DPE-RN) foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Antes do pronunciamento, o prefeito Álvaro Dias esteve na garagem da empresa Transnacional, na Zona Norte, para vistoriar os novos veículos entregues pelas empresas.

“É o maior volume de entregas de novos veículos na história do sistema de transporte público de Natal. Essa é uma iniciativa de largo alcance, que vai gerar mais conforto, comodidade e segurança. Esse é o só o começo. A nossa gestão vai seguir empenhada em melhorar cada vez mais a prestação do serviço de transporte público”, ressaltou Álvaro Dias, na coletiva que contou com a participação da secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, outros técnicos da Prefeitura e dirigentes do Seturn.

As linhas que voltarão a operar são as seguintes: N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras: 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia; 587 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto; 585 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto ; 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América e a 593 – Circular Residencial Redinha.

Além destas medidas, também ficou definido que a quilometragem percorrida pelas linhas do sistema de transporte público de passageiros aumentará 11,5%, garantindo assim aumento no número de viagens. O tempo de integração temporal, que atualmente é de 60 minutos, passará para 90 minutos para os usuários que realizarem a biometria facial. O procedimento será realizado em até 180 dias pelo sistema NatalCard.

Também haverá aumento de viagens em todas as linhas do sistema de transporte público de passageiros. Segundo o Município, a quantidade de viagens nos dias úteis aumentará em 20%. Já aos sábados, o aumento será de 12%. Aos domingos, o aumento será de 31%.

Para as linhas que passam na região central – Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis, Tirol, Ribeira e arredores – as últimas viagens devem passar no mínimo às 22h30 nos dias úteis. Já aos sábados e domingos, a passagem na região deverá ser no mínimo às 21h00. Já para as linhas que circulam na Zona Sul – Lagoa Nova, Candelária, Ponta Negra e arredores – as últimas viagens devem passar entre 23h00 e 00h00, no mínimo, nos dias úteis e sábados. Já aos domingos, a passagem deverá ser no mínimo às 22h30.

O prefeito Álvaro Dias lembrou que os problemas com a mobilidade urbana são inerentes a todas as gestões públicas no país. Ele voltou a defender e a cobrar que haja uma união de esforços entre os governos federal, estadual e as prefeituras para que todos os entes federativos possam contribuir com a causa.

“O setor vem sofrendo com a perda de usuários, alto custo das operações e os Municípios não têm condições de financiar os sistemas. É fundamental que essa conta seja compartilhada, sobretudo pela União”, detalhou.

Apesar de todas as melhorias que começarão a ser implementadas nas próximas semanas, o prefeito informou que não há previsão para reajuste de tarifa. Mesmo sem as passagens estarem há mais de quatro anos sem aumento em Natal, o gestor explicou que as medidas adotadas agora devem gerar uma elevação do número de passageiros, o que vai impactar positivamente no equilíbrio financeiro do sistema.

Por fim, Álvaro Dias aproveitou a oportunidade para destacar os investimentos da gestão municipal em mobilidade urbana. Ele lembrou do projeto de requalificação de 70 quilômetros das calçadas da cidade, a instalação de 200 novos abrigos de passageiros, a obra da nova Avenida Felizardo Moura, a implementação do binário na Avenida Jaguarari e rua São José, os novos acessos a orla da praia da Redinha, a sequência da reestruturação da avenida Praia de Ponta Negra, a intervenção na Rua João Pessoa, ampliação da malha cicloviária, bem como o recapeamento da Avenida 25 de dezembro e vias adjacentes.

“Nós pensamos a mobilidade em um conceito de universalidade e estamos atuando em várias frentes. Estamos falando de um volume de recursos e investimentos nunca antes realizado na nossa cidade. Com muito trabalho, esforço e dedicação, vamos finalizar esses projetos e ações para, ao final da nossa gestão, entregar a toda sociedade uma Natal moderna, integrada e melhor para todos”, ressaltou o prefeito.