Natal sediou o 7° Encontro Mulheres que Marcam, realizado no Teatro Riachuelo, em Natal, no último dia 16. Com o tema “O Resgate do Verdadeiro Poder Feminino”, o evento reuniu empresárias, lideranças políticas e profissionais de várias áreas. Mais de mil representantes marcaram presença no auditório e foi firmada uma parceria voluntária com a Prefeitura do Natal de criação de um banco de talentos de mulheres e voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade. As parceiras se comprometem em atuar junto às políticas públicas desenvolvidas na cidade para ampliar as possibilidades de trabalho para aquelas que estão amparadas nas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul).

A ideia é que essas lideranças parceiras possam atuar nas políticas públicas de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, ajudando as mesmas a superarem seus desafios e a voltar ao mercado do trabalho e à geração de renda, como explica a secretária Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas da cidade do Natal, Danielle Mafra, uma das palestrantes do evento. “A independência feminina é de suma importância para promover a igualdade de gênero, empoderar as mulheres, permitir que elas alcancem sua plenitude e realizem seu potencial máximo. É importante ressaltar que não é apenas positivo  para as mulheres individualmente, mas para toda a sociedade”, disse.

O encontro foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso de Natal com as mulheres, segundo afirma a secretária. “Pudemos apresentar o trabalho realizado nas políticas públicas em favor das mulheres, enfatizando as pesquisas realizadas pela Secretaria, que subsidia as campanhas e trabalhos realizados na luta da violência contra a mulher e na busca pela independência financeira especialmente de mulheres em vulnerabilidade social”, citou como exemplo uma das campanhas voltadas para os direitos e defesa da mulher desenvolvidas pela Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias de Comunicação Social (Secom) e de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), durante o carnaval deste ano e reativada durante os festejos juninos da cidade.

Para garantir que as mulheres natalenses tenham os seus direitos assegurados, a Prefeitura do Natal conta com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres (Semul), que realiza diversas ações e campanhas durante o ano. As propagandas de conscientização sobre violência e assédio contra as mulheres estão espalhadas pela cidade e são de extrema importância, como explica a secretária da Semul, Maria José Medeiros: “O objetivo é convocar a nossa cidade a ficar atenta  aos sinais de violência contra a mulher, não silenciando diante das  várias  formas de abuso, denunciando e buscando a rede especializada pelo fim da violência contra mulher”, afirma a secretária que apresentou durante o evento uma pesquisa sobre conhecimento e quais as ações desenvolvidas para esse público.