Na manhã desta sexta-feira (14), estudantes da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo incentivaram um ato simbólico intitulado “Abraço pela Paz”, contando com a participação da Escola Estadual Myriam Coeli. O evento teve como objetivo expressar solidariedade e pedir por um futuro mais seguro e pacífico para o bairro, após a trágica morte do estudante José Luiz do Nascimento da rede municipal de ensino, ocorrida na semana passada.

No local, os estudantes se reuniram em um momento de reflexão e união. Iniciando com a tradicional oração do Pai Nosso, eles buscaram força espiritual e se apoiaram durante esse momento difícil. A oração, entoada com emoção e devoção, reafirmou a importância da paz e da reconciliação no meio escolar e na comunidade de Nova Natal.

A gestora da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Adriana Rocha de Souza Fortes da Silva, destaca em sua fala sobre a importância desse evento para a comunidade de Nova Natal. “Quando realizamos um ato como esse, mesmo sendo um fortalecimento de laços simbólico, a gente passa uma mensagem, não só para a comunidade de Nova Natal, mas para toda cidade  de que nós precisamos, incentivar a cultura de paz, aceitar o outro da forma de como ele é, aprender a dialogar, e aprender a respeitar o outro com suas diferenças”, disse a diretora.

Participando da atividade, o estudante do 7° ano Samuel Lucas Batista Justino destaca que um ato como esse é essencial para que todos possam se respeitar independente de raça, cor ou religião. “Pra mim,  um ato como esse tem uma grande importância, pois é muito sensível, que nem todos estão valorizando ultimamente,  que é o tema da paz, infelizmente muitos jovens de agora não estão valorizando o sentimento, que é importante, meus professores sempre ensinam que devemos respeitar uns aos outros pois ninguém é igual, e temos que aprender a viver com as diferenças”, ressaltou Justino.

Em seguida, os alunos soltaram balões brancos ao céu, simbolizando a pureza, a paz e a esperança de dias melhores para o bairro de Nova Natal. O professor de Inglês, Israel Domingos dos Santos Júnior, afirmou que um ato simbólico como esse é essencial para que o estudante aprenda a viver com as diferenças. “A cultura escolar obviamente vai contemplar a sua realidade dentro e também fora, ou seja, para além dos muros da escola. Então, as temáticas que alcançam esses alunos, também está voltada para esta questão da violência, então um movimento como esse, traz justamente uma conscientização, essa simbologia de pensar e refletir sobre dias de paz, seja na escola, ou seja em casa ou na rua”.

A ação contou com o apoio da Ronda Ostensiva de Proteção Escolar (ROPE), da Guarda Municipal, para a interdição do espaço entre as três escolas localizadas na comunidade. Após o ato os estudantes retornaram às atividades normais em sala de aula. O evento vai se repetir no horário da tarde - 16h30 - com a participação também da Escola Estadual Arquiteta Elizabeth de Fatima Araújo Guilhermino.