O prefeito municipal de Natal, Álvaro Dias, prestigiou na noite desta quinta-feira (13), o  lançamento do livro-álbum Cemitério do Alecrim – Chão Sagrado, na sede da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), no bairro de Cidade Alta. A obra possui fotos e textos de autores como Câmara Cascudo, Lenine Pinto, Lauro Pinto, que abordam a importância da construção do Cemitério do Alecrim, em 1855, para Natal, sendo um dos mais antigos patrimônios da cidade.

"A Prefeitura apoia este evento como faz questão de apoiar todos os eventos culturais na certeza de que esse incentivo é sempre muito importante, porque uma cidade que preserva a sua cultura, a sua memória, o seu passado e a sua história é uma cidade que merece todo o respeito e que tem um belo futuro", diz o prefeito.

O livro-álbum Cemitério do Alecrim – Chão Sagrado contém 162 páginas com registros históricos do primeiro local público para sepultamentos da capital, além de uma sugestão de roteiro para visitação que inclui um mapa dos túmulos mais famosos. A obra é uma produção do Sebo Vermelho, organizada por Abimael Silva e a produtora cultural Danielle Brito.

"A importância desse livro é que a gente mostra um espaço que temos como patrimônio cultural e que muita gente não reconhece. Então, a intenção do livro é essa, que as pessoas tenham acesso a essa história. Distribuído gratuitamente, e que possamos divulgá-lo o máximo possível, como um verdadeiro guia e quem sabe assim, impulsionamos mais visitas a esse patrimônio histórico que é o cemitério do Alecrim", explica Danielle Brito.

Durante o lançamento houve a apresentação do filme κοιμητήριον-Lugar do Sono Eterno, da Amarela Entretenimentos, com direção de Augusto Lula, o livro-álbum  conta com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão, e tem edição do jornalista Carlos Peixoto, e fotos de Canindé Soares e João Maria Alves.