O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon) comemora a fila zero de atendimento presencial no órgão. Desde 2021 a procura pelo atendimento à distância, seja via Whatsapp ou telefone, vem aumentando e no ano passado, dos quase 18 mil atendimentos e mediações em geral, mais de 17,2 mil foram de atendimento não presencial. Aliado a esse novo comportamento do consumidor, o Procon Natal tem um convênio com a Universidade Maurício de Nassau, por meio do núcleo de prática jurídica, que também contribuiu para o fim da fila de espera para a resolução de um problema junto ao Procon Natal.

O número de atendimento em geral também subiu devido a essa facilitação via modo remoto. Em 2021 o número total de pessoas atendidas no Procon Natal foi de 7.821, ou seja, cerca de dez mil a mais em 2022. O atendimento presencial vem diminuindo a cada ano: em 2021, foram contabilizados cerca de 6 mil registros dessa natureza, caindo para 781 em 2022.

Para o diretor do Procon Natal, Carlos Fialho,  o aumento expressivo nos atendimentos, de forma geral, demonstra que o órgão está sendo cada vez mais procurado pela população, muitas vezes no intuito de tirar dúvidas e buscar orientações. “O crescimento dos registros é fruto do gradual processo de aprimoramento e otimização dos serviços do Procon. A evolução e aumento de demandas vem graças a um trabalho integrado que envolve também o caráter educativo, quando buscamos que os consumidores entendam cada vez melhor o nosso papel, bem como os direitos que possuem. Por meio da informação, o público acaba conseguindo questionar mais e de forma mais adequada, entendendo que tem à disposição este suporte e apresentando suas demandas de forma mais adequada diante de estabelecimentos e serviços”, destacou.

Fialho acrescenta que o convênio com a Universidade Maurício de Nassau - Uninassau, bem como a parceria com o Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc)  foram  fatores que contribuíram para a significativa ampliação dos atendimentos. Em parceria com o Procon, a  Uninassau em Natal oferece atendimento na própria instituição, localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 1514, Bairro de Capim Macio, de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h. A instituição através do seu núcleo de Prática Jurídica, oferece atendimento a consumidores previamente agendados e encaminhados pelo Procon com demandas que necessitam ser judicializadas. Fazendo a petição inicial e dando entrada na unidade do Cejusc que fica na própria universidade. Proporcionando dessa forma mais conforto, celeridade e economicidade ao consumidor. Os serviços prestados são feitos pelos alunos do curso de Direito da própria instituição, com supervisão dos professores e coordenadores.

Reclamações
Do total de atendimentos realizados no ano passado, o Procon registrou 10.112 demandas de processos formalizados frente a serviços e estabelecimentos de diferentes naturezas. “É válido ressaltar que a maior parte das situações apresentadas pelos consumidores são solucionadas já com as consultas, orientações e mediações realizadas pelo Procon, em parceria com a Cejusc, setor de pequenas causas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – TJRN, que precisa ser gerada a reclamação com processo formalizado. Independentemente do caráter dos casos que chegam até nós, o objetivo maior é garantir o direito das pessoas, facilitar e agilizar a resolução dos problemas”, explica Ana Paula Pereira David, diretora-financeira do órgão.

No período, os assuntos mais reclamados junto ao Procon, foram reclamações  relacionadas à área financeira, que responde por  quase metade das denúncias. Este pacote envolve reclamações direcionadas a bancos comerciais, cartões de crédito, financeiras, empresas de telefonia celular, companhias telefônicas e de internet, energia elétrica, água e saneamento, entre outros segmentos, com 90% de acordos realizados, frisou.

O dirigente do Procon, Carlos Fialho ainda adiantou que uma das intenções é aprimorar ainda mais os canais eletrônicos de reclamações, para consolidar as facilidades proporcionadas aos consumidores. “Outro objetivo é ampliar a central telefônica, disponibilizando mais atendentes para que o público consiga nos contatar ainda mais facilmente. Queremos, pelo menos, dobrar o número de linhas nessa central, que é utilizada para tirar dúvidas”, detalhou.