Quatrocentas páginas de informação e conhecimento sobre a nossa cidade. A versão preliminar no novo Anuário Natal 2010 foi apresentada na desta terça-feira (10), ao secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Olegário Passos. O novo Anuário traz novidades em seu conteúdo e um projeto gráfico diferenciado. A previsão para o lançamento é até o final deste ano.

Segundo o diretor do Departamento de Informação Pesquisa e Estatística da Semurb (Dipe) responsável pela elaboração da publicação, Fernando Medeiros, o livro está quase pronto e entre as novidades está a existência de um capitulo especial intitulado “Natal Ambiental”, que mostra os aspectos ambientais da cidade, o que possibilita o conhecimento e o estímulo a conscientização, tema ainda não abordado nas edições anteriores.

“Este capítulo fala sobre ecossistemas, bacias hidrográficas, além de um circuito com os locais de preservação ambiental existentes em Natal, que merecem ser visitados pelo público”, explica. Outra novidade é a disponibilização de mapas com a legislação urbanística e ambiental por bairro. “Nós procuramos facilitar a compreensão com a utilização dos mapas, que mostram graficamente quais as leis que incidem sob determinado local em qualquer um dos 36 bairros de Natal”, acrescenta.

O novo design gráfico do Anuário facilita o manuseio e a compreensão do leitor. Ainda segundo Medeiros, “o objetivo do Anuário é democratizar o acesso da população aos dados básicos da nossa cidade, portanto, ele deve ser de mais fácil entendimento”, finaliza.

O Anuário Natal é uma publicação anual da Prefeitura do Natal, por meio da Semurb, sendo uma espécie de radiografia de Natal, que traz dados estatísticos sobre a demografia, economia, patrimônio cultural, infraestrutura,serviços e equipamentos urbanos entre outros aspectos da capital. O púbico alvo é a população em geral.