A Prefeita Micarla de Sousa, o Presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Rodrigues Neto e o Secretário Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Alcedo Borges estarão entregando mais um Telecentro Comunitário a população natalense. O novo espaço vai funcionar na Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo Siqueira, que funciona na Funcarte. A solenidade será na própria biblioteca, nesta quinta-feira (12), às 15h.

Os Telecentros Comunitários fazem parte do Programa de Inclusão Digital da Prefeitura Municipal do Natal, executado pela Semtas. São espaços públicos com internet gratuita que tem como objetivo democratizar o acesso às tecnologias do mundo virtual. O Telecentro da Biblioteca Professor Esmeraldo Siqueira é o sétimo espaço entregue à comunidade. São 11 computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades por meio do uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), promovendo a redução da exclusão digital.

Entre as diversas atividades de Inclusão Digital que podem ser desenvolvidas nos Telecentros, destacam-se a realização de cursos de informática básica, curso de navegação na internet, cursos de alfabetização digital, cursos a distância visando a preparação para o emprego, realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis do Telecentro.

Além da inauguração do Telecentro, a Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo Siqueira foi beneficiada pelo Programa Mais Cultura, do Governo Federal, na área de Modernização de Bibliotecas, e recebeu cerca de dois mil novos livros, dois conjuntos de mesas e cadeiras, pufs, estantes e ventiladores. Esses novos equipamentos vieram enriquecer o acervo da mais importante biblioteca municipal da cidade, que já contava com mais de 10 mil livros, discoteca, videoteca, gibiteca. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fone: 3232-4944.