O São João de Natal voltou para ficar e agradou ao público em cheio. Foram seis dias de muita alegria, brilho, encanto e cores. A aposta da Prefeitura de Natal no resgate dos festejos juninos da cidade se mostrou acertada, evidenciando o orgulho e a vontade do natalense de exaltar a cultura e a tradição do Nordeste. A Arena das Dunas recebeu verdadeiras multidões durante o evento. De acordo com estimativas, mais de 300 mil pessoas acompanharam os muitos shows que passaram pelo palco principal, além de prestigiarem o Festival de Quadrilhas Juninas e o polo gastronômico no local.

“Tivemos um São João histórico. Foi bonito de ver a empolgação e a alegria dos grandes públicos presentes em todos os dias. A presença de muitas famílias para aproveitar o evento foi recorrente. Quero registrar aqui a minha gratidão ao natalense por ter abraçado a festa. A gestão municipal entende a importância de iniciativas como essa e vai seguir apoiando, investindo e realizando eventos dessa magnitude. Não apenas pela capacidade de envolver a população, mas também pelo forte impacto econômico”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

Em termos de movimentação econômica, o São João de Natal envolve atividades dos setores formal e informal da cidade, dentre eles hospedagem, alimentação, transporte por aplicativo, lojas de roupas, e salões de beleza. A Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) fará uma pesquisa para mensurar os reflexos do evento na economia da cidade, a ser divulgada nos próximos dias.

O prefeito, que acompanhou todos os dias da festa juntamente com o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, ressaltou ainda a adoção de uma parceria com a iniciativa privada. A união de esforços possibilitou a redução de custos pelo Poder Público. “Esse é um caminho adotado por eventos dessa natureza em todo o país. Conseguimos economizar um montante estimado em R$ 3 milhões com a parceria”.

Um dos diretores da empresa parceira do evento (Clap Entretenimento), Felinto Filho, ressaltou que o São João de Natal comprovou o potencial que a cidade tem para os festejos juninos. Ele também aponta a visibilidade que o evento proporcionou à cidade. “As atrações nacionais e o grande público que esteve no evento colocam Natal nessa rota dos grandes eventos de São João. Não tenho dúvidas de que em 2024 a festa virá ainda maior e melhor”, declarou.

Pelo palco montado na área externa da Arena das Dunas, passaram grandes artistas locais e nacionais. Nomes como Zé Hilton do Acordeon, Walkyria Santos, a dupla Bruno & Marrone, Waldonys, Michele Andrade, Léo Santana, Karol Melo, Briola Sales e Ferro da Boneca, Cláudia Leite, Carol Benigno e Dani Cruz, Pedro e Erick, Circuito Musical, Zezé di Camargo e Luciano, Banda Grafith e Pedro Lucas.
Festejos

Além dos shows na maior praça esportiva e de eventos da cidade, o maior São João da história de Natal contempla todas as regiões da cidade. A abertura oficial dos festejos juninos aconteceu com o “Sol João”, na orla da Praia do Meio, onde um “pranchão”, espécie de trio elétrico, arrastou uma multidão. 

Outra marca positiva do São João de Natal é o investimento nos arraiás de rua. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult-Funcarte) lançou seleção pública voltada para apoiar essa modalidade de festejo. No total, foram 40 projetos selecionados, todos com apoio financeiro do Município. 

“Temos uma política cultural ampla e democrática. É fundamental destacar a importância dos arraiás de rua, porque ampliamos a participação popular. O São João é uma festa plural e está inserida em nossas tradições”, apontou o secretário Dácio Galvão.

Festival de Quadrilhas

Com uma tradição de mais de trinta anos, o Festival de Quadrilhas Juninas é um evento à parte dentro do São João de Natal. A edição deste ano distribuiu a maior premiação do Rio Grande do Norte, bem como contou com um grande aporte de investimentos. A Prefeitura do Natal investiu, por meio de seleção pública, mais de  R$ 600 mil em todo o evento. 

Durante quatro dias, 35 quadrilhas juninas de Natal e de outros municípios do estado, concorreram às premiações do 1° ao 10° lugar, nas categorias tradicional, estilizada, cômica e grupos de acesso. “Quero parabenizar a todas as quadrilhas que aqui se apresentaram. Estão todas de parabéns pelo altíssimo nível das apresentações”, elogiou o prefeito Álvaro Dias.


Integração das Secretarias

Para garantir o êxito do São João de Natal, a Prefeitura não poupou esforços em termos de serviços e de estrutura adequadas à dimensão do evento. As secretarias do Município trabalharam de forma integrada, na prestação de serviços de saúde, segurança pública, assistência social, limpeza pública, mobilidade urbana, serviços urbanos e comunicação. Todas as noites, centenas de servidores atuaram em oferecer o melhor para a população.

Todo esse empenho mereceu o reconhecimento do prefeito de Natal, Álvaro Dias: "Muito do sucesso do evento se deve à dedicação das nossas equipes e do trabalho integrado da gestão municipal. Essa é a nossa forma de trabalho. Todos imbuídos no propósito de entregar o melhor resultado".

A equipe de apoio, suporte e produção da Secretaria Municipal de Cultura contou com mais de 200 pessoas, entre seguranças, produtores de palco, backstage, frontstage, camarins e outros serviços. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um posto de saúde avançado na área interna da Arena das Dunas. Os atendimentos mais comuns foram devido ao abuso de álcool, hipotensão e também alguns casos de pessoas com pequenas escoriações. 

A Guarda Municipal de Natal destacou um efetivo de 100 agentes. Também foi mobilizada uma estrutura que incluiu 18 viaturas, 10 motocicletas e duas vans. De acordo com dados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, não houve maiores problemas. As principais ocorrências foram relacionadas ao furto de celulares, atos de resistência, um de desacato e uma prisão em flagrante foi efetuada. Os envolvidos foram atendidos na delegacia móvel instalada na Arena. A Polícia Militar também contribuiu com a segurança do público.

As secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e Mobilidade Urbana (STTU) se fizeram presentes com suas equipes. A Semsur fez o trabalho de fiscalização e orientação do comércio informal junto aos vendedores ambulantes. Já a STTU, montou uma operação que contou diariamente com cerca de 15 agentes de mobilidade urbana com seis motociclistas, duas viaturas e pessoal em pontos fixos.

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) disponibilizou 20 homens para a limpeza efetuada após os dias de evento, além de distribuir 15 tambores para que a população descartasse o lixo no local correto. Foram cerca de 10 toneladas de resíduos recolhidos durante todo o São João na Arena das Dunas.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) esteve presente durante o São João de Natal com ações de identificação das situações de trabalho infantil, da exploração sexual de crianças e adolescentes dentre outras violações de direitos em todos os polos. O balanço foi considerado positivo, já que apenas quatro abordagens foram feitas pelos servidores da assistência social do Município. A Secretaria Municipal de Defesa da Mulher (Semul) contribuiu com uma ação própria de sensibilização pelo respeito às mulheres.

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), por sua vez, realizou uma ampla cobertura. Com repórteres, fotógrafos e profissionais de mídias sociais, quem não pode se deslocar até ao evento não perdeu nada e ficou em sintonia por meio das postagens nos perfis oficiais da Prefeitura (@natalprefeitura e @denatalemnatal). Além disso, os shows também foram transmitidos pelo canal da gestão municipal no www.youtube.com/natalprefeitura. Contabilizado todo o evento, foram mais de 36 horas de transmissão, alcançando 261.381 visualizações no perfil do YouTube, superando a marca de 1,8 milhão de impressões.

O São João da Prefeitura de Natal foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) com apoio do Sesc RN e contou com a colaboração de diversas Secretarias Municipais e órgãos públicos, incluindo as pastas de Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Comunicação (Secom), Saúde (SMS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/SMS), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Guarda Municipal de Natal (GMN/Semdes) e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).