As famílias da comunidade do Passo da Pátria ganharam uma nova estrutura para a educação de suas crianças. A prefeita Micarla de Sousa e o secretário municipal de Educação (SME), Edivan Martins, inauguraram na tarde desta terça-feira (10), o Centro Municipal de Educação Infantil, Maria Eulália Gomes da Silva, localizado na rua Nossa Senhora Aparecida.

Esse é o 29º Centro Infantil inaugurado pela atual gestão municipal e representou um investimento de R$ 8 mil na reforma e adaptação do prédio, incluindo recuperação da pintura, esquadrias, cobertura e reparos nos sistemas elétrico e hidráulico.

”Estamos inaugurando mais um Centro Infantil, contribuindo para que as mães possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos ficarão em um lugar seguro e com a estrutura necessária para que sejam bem educados”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal natalense lembrou que já foram investidos com recursos próprios da Prefeitura do Natal R$ 2 milhões nos Centros Infantis. “Como a demanda de vagas para mais crianças aqui no Passo da Pátria é grande, já estamos identificando uma área da comunidade para construção de um novo Cmei”, informou a prefeita.

O titular da SME, Edivan Martins, disse que a recomendação é que se tenha o maior número possível de crianças em sala de aula. “Mas não é só colocá-las nos Centros Infantis O que temos feito é criar estruturas que possibilitem às crianças além de serem cuidadas, também serem educadas com qualidade”, destacou o secretário Edivan Martins.

Nove Centros Infantis estão em reforma atualmente e irão garantir mil novas vagas. Além dos centros reformados, há a previsão de construção de 13 novos, dentre os quais os Centro Infantis do Leningrado, no Planalto; Rio Mar, em Pajuçara; e o Vulpiano Cavalcanti, em Vila Paraíso, todos já em obras. Das 28 unidades já inauguradas pela Prefeitura em 2009 e 2010, nove foram entregues na zona Norte. Na região Oeste foram 10, na Sul seis e na Leste três.

História

A homenageada com o nome deste Centro Infantil, Maria Eulália Gomes da Silva, foi, há cerca de 20 anos, a primeira diretora de uma escola no Passo da Pátria, a Escola Municipal Mareci Gomes.

A diretora do Centro Infantil, Telma Farias, informou que este estabelecimento educacional entregue à comunidade do Passo da Pátria é uma das 34 creches que eram administradas pelo Movimento de Integração e Orientação Social (Meios) e agora está passando para gestão da SME e que antes se chamava creche Dom Nivaldo Monte.

“Estamos implantando agora uma nova metodologia educacional, onde se desenvolve um trabalho pedagógico, onde além do cuidar, também educamos, através de atividades como jogos, materiais de estimulação, etc”, explicou a diretora Telma Farias.