Um grupo de estudantes da Escola Municipal Jornalista Erivan França, localizada no bairro de Igapó, participou de uma aula passeio ao Museu Câmara Cascudo na tarde desta quinta-feira (04). Durante a visita, cerca de 40 estudantes das turmas do Programa Se Liga conheceram as salas de Ciências Naturais, Antropológicas e de Paleontologia. No museu, percorreram exposições, painéis e mostras da instituição mantida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A atividade integra o projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil, coordenado pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

Os estudantes visitaram o setor de Anatomia Comparada e observaram as características de formas e esqueletos de vários animais e também conheceram sobre icnologia, que estuda os vestígios resultantes das atividades dos seres vivos, como pegadas e rastros, pistas de deslocamento, marca de dentadas, ovos, túneis e tocas de habitação.  A visita ao Museu Câmara Cascuda foi complementada com a exposição da artesã Luzia Dantas, vista de uma réplica de uma caverna do interior do Estado, fotos na estátua de Câmara Cascudo e finalizaram com um passeio ao Jardim Sensorial onde conheceram plantas e árvores da flora potiguar.

O professor Eritanildo Santos de Lemos ressaltou que a intenção da visita foi ampliar os conhecimentos fora do espaço escolar e complementar com atividades em sala de aula. “Cada uma dessas crianças estão aqui vendo cada experimento, os detalhes tanto da pré-história como também da arte contemporânea, está sendo um momento de conhecimento tão vasto, encantador, valioso e de muito aprendizado para todos nós”, assinalou.

A estudante Ágata Francisca Souza da Silva, de nove anos, comentou que era a primeira vez que visitava o museu e ficou surpresa com tudo que viu, porque gosta de estudar Ciências. “Adorei ver as pegadas de dinossauro e os esqueletos de baleia e de elefante”, disse. Por sua vez, Anali Júlia Ferreira, de 11 anos, contou que achou muito legal o passeio. “Aprendi sobre os dinossauros e esses ossos da preguiça gigante são muito interessantes de se ver, porque ninguém imaginava que existiu um animal desse tamanho”, finalizou.