Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino, promovendo qualidade de vida, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, foi lançado o Programa Saúde na Escola (PSE) 2023 com gestores das escolas e centros municipais de educação infantil e escolas estaduais. A abertura ocorreu nesta terça-feira (18), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O Programa é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e Saúde, em parceria com os estados e municípios.

A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Rosa Magda dos Santos, que coordena o PSE junto as unidades de ensino, explica que o Programa Saúde na Escola promove a articulação entre as escolas e os profissionais de saúde da Atenção Primária situados nas Unidades Básicas. De acordo com a assessora da SME-Natal, atualmente, é o principal programa do Sistema Único de Saúde que integra esses setores. A perspectiva é ampliar as ações de saúde aos educandos, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes brasileiros.

“O Programa traz diversas possibilidades para que a escola através de um currículo interdisciplinar cooperativo, considerando todas as diversidades sociais da comunidade, possam trabalhar em prol das crianças e adolescentes. É um programa que irá favorecer a comunidade escolar”, ressaltou a professora Rosa Magda. As instituições pactuadas para o biênio 2023 e 2024, em Natal, são 35 escolas municipais, 17 CMEI e 38 escolas estaduais, totalizando 90 unidades de ensino.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano abriu a roda de conversas e falou da importância do programa na Rede. “Esse momento é importantíssimo por dois motivos. Primeiro porque estamos comemorando os 15 anos do Programa Saúde na Escola com a participação do município de Natal de forma contínua. O outro, é que nesse novo biênio ampliamos a participação da Rede Municipal de Ensino no PSE, com novas unidades, sobretudo com a participação da Educação Infantil”, pontuou.

Dentre as ações do Programa Saúde na Escola, estão atividades direcionadas para a saúde bucal, alimentação saudável e prevenção da obesidade, saúde ambiental, verificação da situação vacinal, promoção da atividade física, prevenção de violência e acidentes, saúde ocular, saúde sexual e reprodutiva e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas, prevenção de doenças negligenciadas, saúde auditiva e prevenção à Covid-19 nas escolas.

Presente no encontro, a professora Ana Lúcia Gomes da Silva, ex-diretora da Escola Municipal Professora Lourdes Godeiro, detalhou sobre o programa na unidade de ensino. “Ano passado, a escola desenvolveu algumas ações do PSE, e fizemos parceria com as unidades básicas e clínicas particulares, resultando em efeitos positivos com os nossos estudantes. Também realizamos oficinas de reciclagem de lixo orgânico. Todas essas ações são incluídas na proposta pedagógica da escola e do currículo, e que atendam ao alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular”.

Já a gestora pedagógica Marilene Timóteo da Silva Ribeiro, do CMEI Nossa Senhora de Santana, contou que o centro infantil será contemplado nesta edição de 2023/2024. “Estamos bastante felizes em sermos contempladas com o desenvolvimento do programa. O CMEI já trabalha com um projeto parecido com o PSE, que é “Eu cuido, você cuida e nós sobrevivemos, construindo o nosso futuro”. A vinda do programa para nossa unidade de ensino, irá consolidar com o nosso projeto anual”.