A Prefeitura de Natal, por meio da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), está investindo em melhores formas de destinação e aproveitamento do lixo. Para isso, lançará nas próximas semanas o edital de licitação para a exploração de três usinas de beneficiamento dos resíduos sólidos: usina de reciclagem de restos de construção civil (RCC); usina de aproveitamento de podas; usina de compostagem.

O objetivo é criar um centro de tratamento dos resíduos, para que sejam amenizados os impactos ao meio ambiente e principalmente sejam geradas riquezas, emprego e renda.

Somente a usina de compostagem vai transformar cerca de 200 toneladas de lixo doméstico por dia, em adubo. Já o aproveitamento da poda é de 100 toneladas/dia, que poderá ser transformada em madeira ecológica. Quanto ao aproveitamento do resto de construção civil (RCC), 600 toneladas do material serão diariamente transformadas em brita, areia, entre outros.

A implantação dessas usinas gerará uma economia de 300 mil reais por mês para a Urbana.

“Esse é um sonho que começa a ser realizar. Vamos poder reaproveitar o nosso resíduo, gerar emprego e economia para o município”, afirmou, Bosco Afonso, Diretor Presidente da Urbana.

Uma equipe técnica da Urbana está elaborando os editais que no próximo mês de agosto deverão ser lançados.