O Carnaval de Natal não se resume só a alegria, músicas, irreverência, blocos, bandinhas e grandes shows. Mesmo em tempo de folia, a Prefeitura mantém o compromisso de fortalecer a campanha “Trabalho Infantil não é folia!”, por intermédio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas, com ações de prevenção e de identificação da incidência de trabalho infantil, da exploração sexual de crianças e adolescentes dentre outras violações de direitos, nos polos carnavalescos.

O trabalho das equipes do SEAS, a partir desta quinta-feira, 16, incluirá os polos carnavalescos em sua rota de monitoramento. Serão realizadas ações de prevenção com a distribuição de panfletos e de orientações aos trabalhadores de bloquinhos, ambulantes e população em geral, com o objetivo de dar visibilidade ao combate do trabalho infantil como também identificar famílias com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e encaminhar para a rede socioassistencial.

É importante ressaltar que o SEAS não atua apenas em datas comemorativas, mas durante o ano inteiro, de janeiro a dezembro, de segunda a domingo, inclusive feriados, no período de 8h até meia noite. Este serviço monitora diariamente as principais vias e logradouros públicos das quatro zonas administrativas da cidade, cumpre rotas específicas de monitoramento em atenção às ações pontuais e também recebe demandas da população, órgãos e instituições por meio dos seus canais oficiais de atendimento.

A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão alerta que o trabalho da abordagem social não é coercitivo. "Ele tem um caráter educativo, visando despertar a consciência das pessoas. O carnaval é um período bem propício para isso. Planejar e executar ações para assegurar os serviços e benefícios das famílias em situação de vulnerabilidade é um desafio que se coloca frente ao Sistema de Proteção Social e que deve ser articulado em parceria com todos, na perspectiva da garantia dos direitos”, reforça.

Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS

O SEAS, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é composto por assistentes sociais, educadores sociais e pedagogo que realizam atendimento social nas ruas às crianças, aos adolescentes, aos jovens, aos adultos, aos idosos e às famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência econômica.

Denúncia

A Semtas divulga os números de telefones oficiais do SEAS para o atendimento das demandas a fim de identificar as famílias e/ou indivíduos que estão em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos. Além do Disque 100, é disponibilizao os telefones da Equipe Norte/Leste (84) 98870-3861 e Equipe Oeste/Sul (84) 98870-3327.

Cronograma:

16/02 (quinta-feira) - Polo Petrópolis