Em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lembrado no dia 7 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), por meio do setor de Promoção à Saúde, realizou ações de saúde para representantes de povos indígenas que residem no município.

Durante a manhã, a Unidade de Saúde de Planície das Mangueiras recebeu o povo indigena Mendonça para atendimentos de saúde. Foram ofertados serviços como atendimento médico, de enfermagem, exames preventivos, testes rápidos de detecção de IST's (infecções sexualmente transmissíveis), vacinação, orientação odontológica, com distribuição de kits para higiene bucal; além de Práticas Integrativas, com tratamento como de auriculoterapia e acupuntura.

“Achei muito bom o atendimento, fiz teste de HIV, e vou fazer mais outros exames ainda hoje. Precisamos cuidar da nossa saúde, né? E a unidade é perto da casa da gente, não precisou de carro, nem nada”, comenta Francisca Balbina Barbosa, membro dos povos Mendonça, sobre as ações realizadas na unidade.

Dia também marcou ação com os povos Warao

Já à tarde, as ações foram realizadas para a população indígena venezuelana da etnia Warao. A caminhada saiu do Centro Abrigo de Refugiados (CARE), local que o grupo reside, e seguiu até a Unidade de Saúde de Soledade II, onde foi realizada uma apresentação teatral com a temática de cuidados com a saúde, além de uma visita guiada às instalações da unidade, com apresentação em língua espanhola dos serviços de saúde disponíveis.

“Nossa intenção, dentro das Políticas Públicas de Saúde para à população Indígena, foi trabalhar o autocuidado, para que os povos indígenas Warao, busquem a assistência necessária também na Atenção Básica, para assim, evitar o agravamento das enfermidades”, comenta Virginia Medeiros, chefe do Setor de Promoção à Saúde da SMS.

Participaram da ação ainda o Distrito Norte II, a unidade de saúde de Soledade II, o grupo teatro da Unidade de Pajuçara; a Guarda Municipal do Natal (GMN); a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU); o Departamento de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS); a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI); além do apoio da sorveteria FRIBOM, com doação de picolés, e das Centrais de Abastecimento do RN (CEASA), com doação de frutas para o evento.