O grupo Luarte do ProJovem Adolescente, bairro Guarapes, participa amanhã, quarta-feira (28), da programação cultural da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC CULTURAL, que está sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e faz parte da XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/2010. O grupo irá apresentar a dança cultural “Maculelê” às 11h30, no estacionamento do Ginásio da UFRN, local onde está armado um circo para as apresentações do evento.

Há mais de um ano que doze beneficiados, de 15 a 17 anos, do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS ensaiam com o mestre Toninho Pantera a arte da capoeira. O mesmo grupo também já se apresentou no mês de abril no Projeto Ação Global, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O Coordenador do programa, Alípio Floriano, está bastante satisfeito com a participação do ProJovem no evento, porque vê como uma interessante possibilidade para incentivo cultural no núcleo de Guarapes. “Queremos fortalecer o protagonismo juvenil através desses grupos culturais. Com o Luarte, percebemos que os jovens do Programa se sentem completos ao participar de atividades lúdicas”, afirma o Coordenador.

O ProJovem Adolescente de Guarapes beneficia hoje 109 adolescentes. “Destes, 15 participam das aulas de capoeira e 12 são do grupo Luarte de Maculelê”, conclui Alípio Floriano.

Sobre o ProJovem Adolescente

O Programa constitui-se de um serviço socioeducativo de convívio de assistência social que objetiva complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Desenvolve ações de qualificação social e profissional; de desenvolvimento de habilidades e aptidões; de valorização da participação social dos jovens; de ampliação das referências e oportunidades de acesso à cultura; de promoção à saúde; de acesso às atividades esportivas; de acesso à tecnologia digital, dentre outros. Mais de 2.200 jovens são beneficiados com o Programa, em 12 núcleos (coletivos) distribuidos pelos quatro regiões da cidade.

Destina-se aos jovens de 15 a 17 anos, priorizando aqueles pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas, egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.