A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental, promove nesta quarta-feira (07) e quinta-feira (08) a II Feira Natalense de Matemática: Conectando saberes, expandindo conhecimento, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A feira tem o propósito de divulgar experiências exitosas no ensino da Matemática nas escolas municipais nas turmas do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, com exposição de trabalhos produzidos pelos professores e estudantes em sala de aula.

Ao todo, 12 escolas se inscreveram para participar do evento apresentando os projetos matemáticos, muitos deles lúdicos e interdisciplinares. A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, enfatizou o evento. “A Feira é um evento importante, pois a Matemática está presente na nossa vida, justamente por isso, ela está presente na escola, desenvolvendo as competências matemáticas dos nossos estudantes, preparando-os para a vida, no raciocínio lógico, na resolução de problemas.

Ainda de acordo com a professora Noélia Barbosa, a feira conta com exposição dos trabalhos através de banners e stands, oficinas em salas e a premiação do concurso de frases. “Realizar um evento como esse, em que os próprios estudantes vão expor os trabalhos, é também dizer para eles que nós acreditamos, que eles são capazes, e que tem um futuro brilhante esperando por eles lá fora. Também agradeço a todos os componentes da equipe do DEF, que nos ajudaram na realização e planejamento da feira, assim como aos estudantes, professores e gestores que se inscreveram para estar aqui apresentando e visitando os stands”.

O assessor de Matemática do DEF, Marcelo Ricardo de Souza, comentou que a Feira Natalense conta com a apresentação de 20 trabalhos. “São trabalhos belíssimos, entre eles uma oficina sobre Mágicas e Matemática, tem jogos matemáticos, e uma oficina ligada a educação antirracista. É um momento riquíssimo para difundirmos a Matemática, torná-la muito mais simples para os estudantes, cativar esses alunos a apostarem mais em Matemática, e a feira tem esse objetivo, de fazer a disciplina um pouco mais divertida e interessante para eles”.

O aluno do 9º ano da Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra, Iago Victor da Silva Barreto, de 15 anos, estava apresentando um trabalho realizado pela sua turma. “Começamos a produzir a partir do momento em que me mandaram o livro “Benjamin e o poder do tempo”, e ao longo desse tempo em que eu estava lendo o livro, o nosso outro grupo estava juntando latinhas de alumínio para vender e conseguir financiar o nosso stand e os jogos apresentados. Cinco meses atrás começamos o projeto onde mesclamos Matemática, Português e Geografia em uma única feira, só para poder chamar atenção de todo mundo, e a gente vai ensinar mais sobre educação financeira. Sobre o Benjamin o poder do tempo, que desde criança se interessou muito por isso, como funciona as notas de dinheiro, foi pegando dinheiro, percebendo que cada nota tem o seu valor e quando ele se tornou mais velho, aplicou todo o conhecimento que conseguiu quando criança para investir na bolsa de valores, e assim se tornou um grande empresário”.

A docente da Escola Municipal Professora Emília Ramos, Jane Carla da Silva, explicou como foi o procedimento para participar da feira. “Recebemos o edital via Secretaria de Educação e aí nos chamou atenção porque geralmente fazemos trabalhos em relação a alfabetização, a Língua Portuguesa, e essa proposta com a Matemática vem trazer essa nova visão para os professores e também para as crianças de que é possível se trabalhar matemática de forma lúdica e divertida. Com isso, trouxemos o nosso trabalho de sala de aula para apresentar ao público”.