A Universidade de Verão, em realização em Gandía – Espanha, desde o último dia 12, na sua 27ª edição, contou com uma ampla participação da Região Nordeste. São, ao todo, quase 30 professores, alunos e responsáveis institucionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), da Prefeitura Municipal de Natal, representada pela secretária-adjunta de Educação, a professora Tânia Leiros.

Nesta edição, o Brasil ganhou na Universidade de Verão. Brasil – Presente e Futuro de um Gigante é o título de um dos cursos que está sendo ministrado por professores brasileiros e tem como finalidade despertar o interesse e o aprofundamento da análise e da compreensão da realidade política, cultural, sociológica e econômica, como também a inserção internacional do Brasil como uma potência política e econômica emergente. O Curso é coordenado pela professora Adriana Valéria Santos Diniz, da UFRN, em conjunto com o professor Joan del Alcázar, diretor do Centro Internacional de Gandía (CIG).

Um ponto alto da participação do Brasil foi a conferência inaugural, ministrada pela professora Betania Ramalho, da UFRN. A conferência foi intitulada, "Educação, Universidade: construção de um conhecimento digno da humanidade na era planetária.