A proposta é integrar a importância da leitura e a responsabilidade com o meio ambiente no processo de formação de crianças e adolescentes. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação promove de 25 a 30 de julho, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a XII Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (MARCO), com a participação de 82 unidades da rede municipal, sendo 30 Centros Municipais de Educação Infantil e 52 Escolas de Educação Fundamental.

A MARCO é definida como um espaço de socialização e divulgação dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas instituições de ensino, construídos a partir dos conteúdos curriculares e das experiências realizadas no cotidiano da sala de aula, além das atividades que ocorrem no contraturno, tendo como norte as discussões iniciadas durante a Jornada de Educação das Escolas da Rede Municipal (JENAT).

A Mostra acontece paralela a realização da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), que terá também a participação dos alunos da rede municipal. Até agora estão inscritos 1.918 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental para participarem da programação da SBPC Jovem e 550 na I Olimpíada Potiguar de Ciência e Tecnologia. Essa é a 8ª edição da Mostra em paralelo à Cientec. Também é a primeira vez que ocorre junto com a SBPC.

De acordo com a professora e vice-coordenadora da comissão organizadora, Adeilza Gomes da Silva, "A MARCO é trabalhada durante o ano letivo e assim que acontece a JENAT, já são lançadas as propostas para as escolas desenvolverem a temática", ressaltando que o evento é um espaço formativo e que propicia aprendizagem para os alunos. Adeilza Gomes lembra que a comunidade acadêmica destaca a importância da realização da Mostra em paralelo com a 62ª SPBC e a XVI CIENTEC.

De acordo com a coordenação da MARCO, toda a produção das unidades municipais serão distribuídas nos 56 estantes, contando ainda, com a realização de oficinas, rádio, palco para a apresentação de artistas, publicação do Jornal Jovem MARCO e o Cientista Jovem MARCO. A expectativa da organização é de que durante o evento circulem pelos estantes aproximadamente 69, 5 mil pessoas, sendo que, 60 mil estudantes, 5,5 mil professores e gestores da rede municipal.