A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) trabalha na execução de um projeto de fortalecimento para empreendedores coletivos de Economia Solidária (associações, cooperativas, grupos produtivos, segmentos culturais) em parceira do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte – Sebrae/RN.

O objetivo da Semtas é ajudar os empreendedores na autogestão de seus negócios. “Como a maioria das pessoas tem dificuldade no acesso ao mercado de trabalho individualmente, elas se unem em associações de economia solidária para promover e gerar renda. Daí entra a Semtas que está trabalhando para realizar a inclusão social e também a valorização do ser humano através desses grupos”, afirma Frederico Leite, Diretor do Departamento de Empreendedorismo da Semtas.

O projeto teve início em abril de 2009 e finalizará em outubro de 2010. Está beneficiando seis associações, abrangendo diretamente 60 famílias e indiretamente mais 300 pessoas. Integram o projeto: Associação do Bem-estar da Mulher (ASCOBEM), Associação Mãos Criando Arte, Grupo Rede de Sonhos, Associação Comunitária do Planalto – ACAP, Associação Comunitária de Artesãos de Mãe Luiza (ACAML).

A primeira etapa do Projeto consistiu na execução do “Plano de acesso à mercados internos e/ou externo de grupos produtivos dentro dos princípios do comércio justo e solidário”, em que as associações tiveram a oportunidade de participar de feiras e eventos de economia solidária. “Os integrantes das associações já participaram da Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte - FIARTE (2010), Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte – FECERN (2009), e ainda daFeira Mundial de Comércio Justo e Economia Solidária no Rio Grande do Sul (2009).

Já a segunda etapa, que se iniciou em abril/2010 e estará em execução até outubro/2010, trata da “Adequação de produtos dentro dos princípios do comércio justo e solidário”. As associações estão recebendo consultoria em "Comércio Justo" pela empresa de Recife “Bio Fair Trade”, que também irá auxiliar na intermediação entre as associações e a “Barbosa do Brasil", que é considerada a maior importadora de produtos artesanais de Comércio Justo brasileiro para Europa, englobando mais de 400 lojas em todo o mundo.

Após a consultoria realizada em parceria com o Sebrae, os beneficiados já estarão aptos a participarem de rodadas de negócios para a venda de seus produtos. “Queremos incentivar a autogestão, a independência e a autonomia dos grupos. Os produtos artesanais produzidos nas associações de economia solidária serão exportados ao final do projeto para a Europa. Serão lindas peças como bolsas, chaveiros, jogos americanos e outros artesanatos”, afirma o Diretor do Departamento de Empreendedorismo da Semtas.

A etapa seguinte consiste na “criação de material de divulgação (banner, pafletos)” para promover as associações em eventos, feiras, dentre outros. E a última fase será o “desenvolvimento e fortalecimento de canais alternativos de comercialização”, que será realizado através da “Mostra de Economia Solidária” na IX FECERN, em setembro, com um desfile de moda com os produtos das associações.

Sobre o Programa Economia Solidária

É um Programa do Governo Federal, executado no município do Natal pela Semtas, que incentiva e estimula grupos de produção coletiva buscando o fortalecimento da Economia Solidária, na perspectiva da inclusão social e do desenvolvimento justo e solidário, mediante políticas integradas. Visa à geração de emprego e renda e o desenvolvimento de cadeias/arranjos produtivos.

É direcionado a empreendedores coletivos da Economia Solidária (associações, cooperativas, grupos produtivos, segmentos culturais) excluídos do processo social produtivo, que estejam organizados e/ou desejem se organizar para executar uma atividade coletiva autogestionária.

Atualmente são cadastradas 51 associações que são beneficiadas com a participação em feiras, eventos e projetos variados. A Semtas também acompanha a organização social das associações.