A prefeita Micarla de Sousa e o secretário Municipal de Educação, Edivan Martins, inauguraram nesta sexta-feira (23), no bairro da Redinha, o 28° Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), que leva o nome do Professor Luiz Gonzaga Diniz Filho. A solenidade ainda contou com a participação dos educadores infantis, funcionários e pais de alunos.

“Estou muito feliz de entregar mais um Centro Municipal de Educação Infantil principalmente porque ele foi aberto com recursos próprios da Prefeitura que tem enfrentado muita dificuldade na arrecadação e no repasse do FPM que vem caindo seguidamente. Diante disso fico feliz em estar cumprindo o compromisso com a educação das nossas crianças”, disse a prefeita Micarla de Sousa.

A unidade de ensino tem capacidade para atender 62 alunos, de três a cinco e 11 meses, dos níveis II ao IV, com horário de funcionando das 7h às 17h. A unidade de ensino possui 16 funcionários e sete educadores infantis. As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (26).

Para a reforma do espaço foram investidos R$ 18.000,00 de recursos próprios da Prefeitura do Natal. Com a obra, foram feitas adaptações físicas de demolição, revestimentos, pintura, revisões elétricas, revisões hidráulicas, instalação do chuveiródromo, escovódromo, parque infantil e da caixa de areia.
“Nós temos gestores e educadores capacitados para trabalhar com práticas educativas de qualidade a partir dessa nossa estrutura”, declarou a diretora do Cmei Prof. Luiz Gonzaga, Maria da Conceição dos Santos.

Ainda durante a solenidade, a prefeita Micarla de Sousa informou que outras dez unidades de ensino infantil estão em reforma e serão entregues dentro de 60 dias, num investimento aproximado de R$ 500 mil e deverão gerar mil novas vagas no início do segundo semestre letivo.

“A determinação da prefeita Micarla de Sousa é colocar as crianças nas salas de aula e é isso que a Secretaria Municipal de Educação tem feito e continuará fazendo com os novos Cmeis que iremos entregar”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Edivan Martins.

Homenageado

O nome do Cmei é uma homenagem ao professor Luiz Gonzaga Diniz Filho. Menino de origem pobre, sempre teve como meta o estudo, partindo do princípio que sem educação o homem torna-se um ser incompleto. Foi uma pessoa que prezava sempre pela solidariedade, ajudando aqueles que o procurava.

Antes de se tornar um profissional da educação, prestou relevantes serviços à Marinha do Brasil, Urbana, SEMSUR e STTU, como Guarda Municipal. Foi Professor de Ciências Naturais na Escola Municipal Venera Dantas em Mangabeira. Na rede estadual de ensino estava lotado na Escola Estadual Lauro de Castro e na rede municipal na Escola Municipal Maria Alexandrino Sampaio e faleceu em 2008 aos 52 anos de idade.

“Meu marido considerava a escola um solo sagrado, pois é aqui que a criança começa a sistematizar a sua educação e o seu conhecimento. A inauguração do Cmei com o nome dele é uma justa homenagem”, disse Maria Helena Diniz, viúva do homenageado.