Após denuncia do Jornal de Hoje, na edição da última terça-feira (14/07), fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estiveram no local, nesta quarta-feira, 15, para apurar as denuncias sobre as supostas obras ilegais, que estariam sendo rerguidas em Dunas, consideradas Área de Preservação Permanente (APP), no bairro da Cidade da Esperança.

Ao chegar ao local os ficais da secretaria identificaram uma construção, que foi embargada e o responsável terá 3 dias para comparecer a secretaria e apresentar a licença. Além disso, deixou clara a presença da Prefeitura com a fixação de dois avisos de Obra não Licenciada e Obra Embargada, além de isolar toda a área. Caso seja constatada a irregularidade, ou seja, que a obra está em local de preservação, a Semurb irá promover a demolição do que foi erguido no local.

Em relação ao suposto fiscal da secretaria que estaria cobrando taxas para que a obra continuasse nada foi confirmado pelos moradores do local. A senhora Eunice Maria, que reside no local há um ano e o senhor Francisco Martins, morador há seis anos, afirmaram desconhecer tal acusação. “Meu marido trabalha na prefeitura e conhece as Leis, pelo que eu saiba aqui nunca chegou nenhum fiscal da prefeitura pedindo dinheiro”, afirmou ela.

Os ficais ambientais e urbanísticos orientaram os moradores, que caso haja algum funcionário agindo dessa forma, que seja feita a denuncia a Ouvidoria do Município pelo telefone 156 para ser apurada. “Existe uma ouvidoria e isso pode ser feito até de forma anônima, a intenção da prefeitura é manter preservados o nosso patrimônio natural”, disse o fiscal ambiental, Gustavo Szlagy.

A secretaria vai manter uma fiscalização ostensiva nesta área para evitar novas construções no local.