Para controlar a população de roedores em áreas de infestação, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza desratização no bairro de Nazaré, Distrito Sanitário Oeste.

A equipe composta por agentes de endemias e comunitários estará visitando, durante todo o dia, 1.758 imóveis, percorrendo casa a casa e terrenos baldios do bairro, desenvolvendo ação de combate aos roedores com aplicação de rodenticidas (venenos) em locais de indícios de infestação de roedores, supervisionados pela equipe técnica do CCZ.

Os técnicos do Programa de Educação e Comunicação em Saúde do CCZ também desenvolvem ação educativa nas escolas, centros comunitários e unidades de saúde do bairro, dando orientações sobre medidas de cuidados e prevenção de infestação desses animais.

A desratização é feita três etapas: iscagem que será no dia 15 de julho, onde serão colocadas iscas; reiscagem no dia 22 de julho, onde a equipe retorna para avaliação e aplicação de rodenticidas se necessário, e finalizando com o mutirão de limpeza que faz a retirada de entulhos e podas de árvores da área, que será feita no dia 29 de julho, pela a Urbana.

“Para essa ação o ponto de apoio será na Unidade de Saúde de Nazaré. O CCZ espera atingir o maior número de domicílios e terrenos baldios para controlar de forma eficaz a infestação de roedores, diminuindo os riscos à saúde da população”, destacou o coordenador do CCZ, Laécio Oliveira.