Representantes do Sindicato dos Médicos do município do Natal foram recebidos pelos secretários Thiago Trindade e Kalazans Bezerra, Saúde e Casa Civil respectivamente, para conversar sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) que a Prefeitura do Natal pretende implantar para os profissionais da saúde. A reunião ocorreu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

Já de início,  GeraldoFerreira, presidente do Sindicato dos Médicos reconheceu que a Prefeitura está cumprindo os prazos estabelecidos para o PCCS, mas alegou que devido há anos de experiências negativas de negociações com o Poder Executivo em outras gestões, a categoria ficou insegura se desta vez seria cumprida a proposta, por isso chegaram a anunciar uma possível greve.

O secretário Kalazans garantiu que está tudo dentro do prazo e apresentou uma planilha aos médicos, para que a categoria possa acompanhar todo o processo. De acordo com o documento, o projeto do PCCS será encaminhado à Câmara Municipal em agosto para ser votada e implantada em setembro.

O secretário também explicou que o município do Natal está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, por isso programou o plano de cargos para setembro, enquanto reduz gastos com custeio, contratos de terceirização e estágios.

Também foi demonstrado, durante a reunião, o motivo pelo qual a Prefeitura optou por contratar uma OS para administrar a UPA Pajuçara. De acordo com o secretário Thiago Trindade, para abrir a UPA e garantir seu funcionamento sem o comprometimento das demais unidades, a SMS tentou num primeiro momento buscar profissionais dentro da própria rede, mas não houve contingente. Já a saída de contratar mais profissionais implicaria uso da fonte 111 comprometendo o limite orçamentário da LRF e os recursos que agora vão garantir a melhoria das carreiras dos profissionais já existentes na rede.

Na próxima sexta-feira os médicos voltam a se reunir com o Executivo.