O Programa Bolsa Família de Natal terá um prédio que funcionará exclusivamente para atender aos seus beneficiados e também toda a estrutura administrativa do Programa. O Bolsa Família que hoje funciona na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), estará em poucos meses em um prédio no bairro das Quintas, na Avenida Bernardo Vieira, 570.

A demanda do programa aumenta diariamente e a equipe de secretariado já vinha implementando maneiras para oferecer cada vez mais qualidade no atendimento dos cidadãos. "Quando assumimos a gestão organizamos um grande espaço para atender aos beneficiados, colocamos uma televisão e ainda serviço com café e água para entreter e suavisar o tempo de espera. Outro fator fundamental de conquista foi a descentralização desse serviço, anteriormente realizado apenas na nossa sede, agora o beneficiário que quer atualizar seus dados ou ainda aqueles que querem se inscrever no Programa, podem procurar qualquer unidade dos CRAS Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS),  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e ProJovem", ressalta o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Agora, o próximo passo é mudar de endereço para continuar atendendo cada vez melhor. “Toda a estrutura do Bolsa Família e Cadastro Único de arquivo, coordenação, digitação, atendimento e serviço social e demais serviços funcionarão neste novo prédio”, afirma Morgana Paim, coordenadora do Programa Bolsa Família em Natal, que prevê com a ação o aumento no número de guichês. “Atualmente atendemos uma média de 100 famílias por dia. A nossa meta é aumentar a estrutura para melhorar a qualidade de atendimento do nosso programa, dando agilidade e otimizando os trabalhos. Queremos também dar ainda mais comodidade e conforto aos usuários. Esse prédio é mais uma grande conquista”, afirma a coordenadora do Programa.

As obras do novo prédio tem início hoje (6), mas ainda não tem data para conclusão. “Só iremos inaugurar quando estivermos com toda a estrutura, material e mobílias completas”, afirma Morgana Paim.

Beneficiados devem regularizar situação na Semtas

Os beneficiados do Bolsa Família que ainda não cumpriram com a condicionalidade da saúde do Programa devem procurar com urgência um atendimento da Semtas para regularizar a sua situação. A condicionalidade da saúde deve ser feita duas vezes ao ano, de janeiro a junho e de julho e dezembro.

A condicionalidade da saúde deve ser cumprida por mulheres grávidas, ou com idade entre 14 e 44 anos, e também por crianças de até sete anos de idade. Caso a condicionalidade não seja cumprida, o beneficiado receberá uma advertência, depois de 3 advertências seguidas o Governo Federal realiza bloqueio do cartão Bolsa Família, e por fim suspensão.

De acordo com Morgana Paim, em Natal são mais de 44 mil beneficiados, e apenas 57% deles estão com as condicionalidades em dia. “Os beneficiados que não foram ao posto de saúde no primeiro semestre devem regularizar a situação para não perderem o benefício”, afirma a coordenadora do Programa.