O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), programou atividades e estudos durante todo o mês de julho para que as suas crianças e adolescentes possam ter conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As atividades estão sendo promovidas em comemoração ao aniversário de 20 anos do Estatuto que foi instituído pela Lei 8069 em 13 de julho de 1990.

Dentro da programação, os participantes contam com leituras de textos, palestras, dinâmicas, atividades artísticas, panfletagens de conscientização e atividades sócio-culturais para que os beneficiados possam ser protagonistas sobre seus direitos e deveres. As atividades tiveram início no dia primeiro de julho (após um recesso junino de oito dias) e seguem até o dia 30.

“A importância é gerar a consciência dos direitos, e fazer também que cada crinaça e adolescente possa ser um multiplicador desses aprendizados em sua casa, rua e comunidade”, afirma Isabel Ubarana, uma das pedagoga do Peti.

A cada mês o PETI elege uma temática a ser trabalhada entre os beneficiados. No mês de junho o tema foi o “Combate ao Trabalho Infantil” e em agosto será “Respeito à Cultura”. O PETI em Natal atende a 1.489 pessoas de 7 a 15 anos, que foram retiradas do trabalho urbano. A cidade oferece 10 núcleos, sendo 6 da própria Semtas e 4 parceiros. Estão localizados na Zona Norte (cinco), Oeste (três) e Leste (dois).