Estudantes da rede municipal apresentam bom desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com crescimento de 10 pontos

A rede municipal de ensino evoluiu nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC) divulgados nesta segunda-feira (5). Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009 apontam para uma melhoria na qualidade do ensino da rede municipal, com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que apresentaram significativo avanço de cerca de 10 pontos no índice que mede o desempenho dos estudantes.

A evolução pode ser constatada pela avaliação do resultado da Prova Brasil, que apresentou crescimento médio de 10 pontos nas séries iniciais (1º ao 5º ano), nas disciplinas de Língua Portuguesa, que aumentou de 155,20 pontos para 164,70, e Matemática, ampliada de 172, 52 pontos para 181,35. Nas séries finais (6º ao 9º ano), o crescimento ocorreu na disciplina de Língua Portuguesa, que saltou de 232, 53 pontos para 237,62.

No geral, o município de Natal registrou média 3.7 nas séries iniciais e 3.2 nas séries finais. Esse resultado ficou dentro dos padrões estabelecidos pelo MEC. Desde 2009, com a extinção dos ciclos de avaliação que geravam a aprovação automática dos alunos da rede municipal, a SME está avaliando mais fielmente a melhoria na aprendizagem dos alunos. O primeiro resultado do novo modelo de avaliação implantado pela Prefeitura do Natal foi percebido na Prova Brasil.

Para o secretário Municipal de Educação, Edivan Martins, o resultado reflete indicativo de melhoria do ensino. “É o ponto de partida para elevar nossos índices. Estamos instalando sistema de avaliação e acompanhamento constante dos resultados. Sabemos que podemos melhorar muito ainda. Vamos destinar agora a prioridade para as escolas que não tiveram desempenho satisfatório”, disse.

Uma das alternativas lançadas pela Prefeitura é execução de convênios com instituições de ensino, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que já está em vigor, com objetivo de capacitar professores e gestores. “Vamos continuar investindo na valorização e qualificação dos nossos colaboradores. Já estamos trabalhando nas trinta escolas com menor desempenho. Com estes dados, vamos criar um plano de ação para acelerar o processo de aprendizagem”, conclui Edivan Martins.

Melhores escolas

Séries Iniciais

E.M. Antônio Campos e Silva - 5.6
E.M. Ivonete Maciel - 5.0
E.M. Carlos Belo Moreno - 4.9
E.M. Maria Cristina Ozório - 4.9

Séries Finais

E. M. Quarto Centenário - 4.3

E. M. Veríssimo de Melo - 3.9

E. M. Palmira de Souza - 3.9

E. M. Mário Lira - 3.6

Sobre o Ideb

O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade do ensino público no país e é calculado a cada dois anos, levando em conta as notas da Prova Brasil e os índices de reprovação. Metas de qualidade que devem ser atingidas pelo país, pelos estados, municípios e pelas escolas. O objetivo é que a média nacional chegue a 6 em 2021.