Em parceria com o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, a Secretaria Municipal de Educação de Natal, lançou recentemente em Brasília durante a I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola e no VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/AIDs, um material intitulado “Jogo das Atitudes”.

O trabalho é resultado do Curso de Extensão Estratégias Metodológicas em Educação Sexual, realizado no período de 2008/2009, voltado para professores da rede municipal e estadual de ensino. O encontro em Brasília ocorreu de 13 a 19 de junho, e reuniu durante o lançamento da produção, professores de várias partes do país.

O jogo foi idealizado pelas professoras Zuze Fernandes e Mytércia Bezerra sob a orientação dos especialistas em Educação Sexual, professoras Rosa Magda (SME) e Edileuza Monteiro (Instituto Kennedy). O trabalho é uma estratégia didática para motivar educadores na abordagem da sexualidade com os alunos.

O Jogo das Atitudes é indicado para adolescentes a partir de 10 anos e pode ser compartilhado com até quatro jogadores por tabuleiro. A principal idéia é a troca de informações entre os participantes, incentivando a construção de atitudes e o estímulo à capacidade de pensar e compreender a sexualidade de forma lúdica e prazerosa.

A experiência na utilização do recurso pedagógico foi realizada nas Escolas Municipais Rômulo Wanderley, Felizardo Moura e José Sotero, com alunos do 8º e 9º ano. Temas como sexualidade, afetividade, gênero, DST/AIDS e saúde reprodutiva, alcançando excelente aceitação por parte dos alunos.

De acordo com a professora Rosa Magda, a proposta didática com a utilização do jogo será ampliada para outras escolas. O Ministério da Educação está avaliando a possibilidade do material integrar a Caixa de Ferramenta Didática a ser disponibilizada para as escolas do país em 2011.