A secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), lançará na próxima quinta-feira, 1° de julho, o livro Memória Minha Comunidade ‘Cidade Satélite’, que conta a origem e evolução do conjunto construído na década de 80. O lançamento acontece às 9h da manhã, na escola estadual professor Antonio Pinto de Medeiros, localizada à avenida Paranapanema.

Esta é a primeira publicação do programa Memória Minha Comunidade, que tem como objetivo discorrer sobre todos os 36 bairros da cidade. Ele visa preservar a memória das comunidades, a partir do relato de seus moradores.

Deste modo, se pretende possibilitar o desenvolvimento de atitudes e posturas cidadãs. O livro decorre em suas páginas da relação dos moradores com comunidades
vizinhas, as dificuldades que os primeiros moradores tiveram que enfrentar devido à falta de estrutura, entre outros problemas. A coletânea foi feita através de pesquisas nos jornais da comunidade e da cidade, no Instituto Histórico Geográfico, no arquivo Público, através de pesquisas nas Universidades e na oralidade dos moradores.

Para o historiador da Semurb, Luciano Capistrano, houve a necessidade de não recontar, mas avançar na história urbana da cidade. “Escolhemos Cidade Satélite como projeto piloto por ser um conjunto recente e por ter uma influência muito grande na questão ambiental”, ressalta ele. O ainda contou com a parceria dos historiadores Carmem Margarida e Luciano Fábio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte