Com o objetivo de dialogar sobre estratégias de acessibilidade nas aulas de Educação Física para os estudantes que são público alvo da Educação Especial, os assessores do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação promoveram na tarde da segunda-feira (09) mais uma formação para os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino.

A formação que aconteceu online através da plataforma Meet, contou com a participação das palestrantes Samira Tavares (pedagoga pela UFRN e assessora pedagógica do Setor de Educação Especial) e Maria Lobato (pedagoga pela UEPA e assessora pedagógica do Setor de Educação Especial), que trataram da temática “A acessibilidade nas aulas de Educação Física em contextos presencial e não presencial”.

De acordo com a assessora Samira Tavares, a rede atende hoje cerca de 1.700 alunos que são público alvo da Educação Especial (deficiente visual, auditivo, físico e intelectual, alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e estudantes com altas habilidades/superdotação).  “A sociedade que temos hoje foi construída com a ausência dessas pessoas. Estamos em um processo de inclusão, que mesmo sendo garantido por lei, ainda necessita de uma luta diária”, afirmou Samira Tavares.

A assessora pedagógica da SME e palestrante Maria Lobato, ressaltou que “as informações aqui passadas não se limitam a atingir os estudantes com deficiência, elas atingem todos os alunos, porque buscamos entender o aluno de forma individual”.

A professora de Educação Física da Rede, Elizabeth Macedo, disse que “vejo que temos que usar métodos diferentes e tentar conhecer a realidade dos nossos alunos para atendê-los melhor”. Apesar de deixar claro que ainda tem dificuldades para atender os alunos de forma individualizada, o também professor de Educação Física Daniel Pereira, relatou: “Compreendo que cada um tem sua forma de aprender e de interagir com o professor”.