A primeira formação continuada dos professores de Geografia e História de 2021, realizada na tarde da última sexta-feira (30), teve como tema “Podcast e outras ferramentas de áudios como recursos educacionais”, com o palestrante e professor de História Felipe Tavares. A formação contou com a participação de 38 educadores, sendo o primeiro de uma série de seis encontros virtuais, incluindo uma atividade presencial com os professores.

Na abertura, a assessora pedagógica da SME Ana Beatriz Maciel, disse que na programação haverá uma atividade vivencial e a equipe pedagógica está terminando a plataforma onde vai ser realizado o curso. “Teremos mais um momento presencial que será no dia 10 de agosto, enviaremos as informações pelo grupo e por e-mail e o link para todos fazerem as inscrições, só vai ter um encontro presencial, os demais vão ser todos em Educação a Distância”, ressaltou.

O professor Felipe Tavares fez um breve histórico do uso educacional de ferramentas de áudio como as iniciativas públicas e privadas do uso do rádio com fins educacionais a partir de 1923 e depois com a criação e a possibilidade do uso de podcast na internet como ferramenta para professores utilizarem recursos educacionais. “O podcast é uma mídia que possibilita que o conteúdo dela seja aproveitado enquanto você está fazendo outras atividades. Ela começou a se estruturar por volta de 2004, ligado a três tecnologias bem específicas, que foram MP3, o RSS e a própria internet”, disse.

Também apontou a ferramenta como área de pesquisa na educação, formação continuada docente ou utilizando clipes de áudio e trechos de Podcast como sequência didática para propostas de atividades. “O podcast é uma possibilidade de o professor oferecer aos alunos para que eles se expressem e demonstrem o entendimento daquele tema que está sendo trabalhado com aulas remotas”, exemplificou.

O professor apresentou ainda atividades utilizando clipes de áudios ou trechos de Podcast em sequências didáticas como devolutiva para atividades dos alunos. “Como um exemplo de atividade, que o professor faça ou peça ao aluno para gravar um podcast, como uma produção de entrevistas em áudio, ele pergunta às pessoas mais velhas da sua família quais foram os momentos mais significativos da sua trajetória de vida. Pergunta a mãe, conversa com avós, as pessoas mais velhas em geral. Essa é uma possibilidade que o estudante pode usar o próprio gravador de áudio que tem em qualquer aparelho de celular, registra e pode compartilhar com o professor ou com a professora através de algum grupo de WhatsApp que tenha na escola”, orientou.

Felipe Tavares tem graduação em História pela UFRN no ano de 2005, mestrado em História pela UFRN (2010), professor de História da Rede Municipal de Natal desde 2011, atualmente cursando a especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo IFRN e atua como assessor pedagógico na área de História na Secretaria Municipal de Educação de Natal.