Como parte da programação do “Julho Branco”, a Prefeitura realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 17h, sua segunda live tendo como tema as políticas públicas voltadas para as pessoas idosas do município de Natal. Em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas), o Conselho Municipal do Idoso, a Rede de Proteção e Valorização da Pessoa Idosa do RN, Ministério Público e a OAB/RN, a live trará orientações importantes sobre os direitos dos idosos. A transmissão será no canal oficial da Prefeitura no YouTube.

Para o prefeito Álvaro Dias, este mês de julho tem sido enriquecedor, com realização de lives, vídeos e ações solidárias de rua promovidas pela Prefeitura, voltadas para proporcionar às pessoas idosas momentos de cultura, lazer, melhores condições de saúde e elevação da autoestima. “Que esta valorização não seja somente durante o mês de julho. Que todas as pessoas possam ser conscientes da importância do idoso, cuidando, valorizando e protegendo seus direitos o ano todo”, afirma o prefeito.

Com o intuito de falar sobre as ações solidárias de valorização às pessoas idosas do município, a Semtas irá conduzir o bate-papo sobre o assunto. A abertura será realizada pela secretária adjunta Maria José de Medeiros, que vai falar sobre a oferta dos serviços da secretaria para a pessoa idosa. "Considerando que a população idosa está aumentando, é importante reunir profissionais que atuam nas diferentes áreas para discutir políticas. Além disso, a live faz parte da programação do “Julho Branco”, um mês dedicado para pensar nas políticas públicas para a pessoa idosa. Então é necessário conversarmos sobre o envelhecimento saudável, promover ações, palestras e inseri-las dentro da sociedade como um todo", destaca.

Em seguida, a promotora Suely Magna irá abordar sobre o acolhimento institucional das pessoas idosas no contexto das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Na sequência, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa do município do Natal e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do RN, André Arruda, vai discorrer sobre conselho da pessoa idosa. Posteriormente, a coordenadora do Núcleo de Tutelas Coletivas da Defensoria Pública, Cláudia Carvalho Queiroz, vai falar sobre o direito à saúde da pessoa idosa, e para finalizar a live do dia, o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB, Davi Nogueira Sales, vai encerrar discorrendo sobre o direito e a mobilização social.

O encerramento da programação do “Julho Branco” será neste sábado (31), das 9h às 13h, onde a prefeitura promoverá várias ações na Praça Augusto Leite. O “Julho Branco” foi instituído no calendário oficial de eventos do município de Natal, pela Lei nº 6.713/2017, publicada no Diário Oficial, em 1 de setembro de 2017.