Com o objetivo de qualificar o corpo técnico da saúde no Município e propor debates sobre temas recorrentes no dia a dia dos atendimentos, a Prefeitura oferece encontros de formação para profissionais que atuam na rede assistencial. O primeiro dos que estão programados, será o minicurso "Manejo Clínico de Covid-19 no ciclo gravídico-puerperal", no dia 22 julho das 14h às 17h, com participação da médica gineco-obstetra e mastologista Priscila Rabelo, que atua nessa área nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além da Obstetra Aussangela Costa Machado.

A formação será realizada pelos departamentos de Atenção Básica e de Atenção Especializada, da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, e acontecerá online através da plataforma ZOOM, onde haverá uma conferência com a médica expositora do tema e membros do DAB.

A inscrição é gratuita, e é necessário ser médico ou enfermeiro da Rede Municipal de Saúde de Natal e preencher o cadastro disponível clicando aqui. No dia do evento os participantes inscritos vão receber um convite via e-mail para entrar na sala de debate.

"Esses encontros são um projeto de atualização do programa de educação permanente dos profissionais de saúde de Natal, com ideia de ficar realizando periodicamente essa atualização técnica de nossas equipes. Nesse primeiro momento, escolhemos o tema das grávidas e puérperas devido a Covid-19 ser também, um fator de mortalidade no ciclo gravídico-puerperal", comenta Rosângela Morais, diretora médica do Departamento de Atenção Básica da SMS/Natal.

PALESTRANTES

Priscila Rabelo
A médica gineco-obstetra e mastologista Priscila Rabelo (CRM ES 7842) é presidente da comissão de ética de um hospital no Espírito Santo. Ela atua na divisa dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais e está presente no enfrentamento da Covid-19 desde março de 2020. A profissional acumula mais de 1.500 pacientes tratados e apenas 15 internações. Em seu histórico durante a pandemia do novo coronavírus, ela atendeu mais de 50 gestantes e nenhuma delas foi a óbito.

Aussangela Costa Machado
Médica ginecologista e obstetra (CRM RN 2372), profissional de referência da rede Municipal de Natal desde 2016. Atualmente é Diretora Técnica da Maternidade Araken Irerê Pinto e Diretora Médica da Maternidade Leide Morais. Ainda é servidora aposentada do estado, onde atuou de 1990 até 2013 (Hospitais Sta Catarina, H. Monsenhor Antonio Barros, H. Polícia e H. Regional do Seridó em Caicó) e também integrou a Coordenadoria de Planejamento e Controle dos Serviços de Saúde da secretaria estadual com Regulação, Controle e Avaliação da alta complexidade do SUS.